Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6405
Title: A medicalização do fracasso escolar : o TDAH e o processo de individualização dos problemas de aprendizagem
Other Titles: The medication of school failure : ADHD and the process of individualization of learning problems
Author: Badermann, Kelly Cristina
Nunes, Maíra Meira
Keywords: Crianças com distúrbio de défice de atenção - Tratamento
Crianças com distúrbio de défice de atenção - Educação
Issue Date: 2020
Citation: Badermann, Kelly Cristina ; Nunes, Maíra Meira (2020) - A medicalização do fracasso escolar : o TDAH e o processo de individualização dos problemas de aprendizagem. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 11:1 (2020) 97-110.
Abstract: Em muitos contextos escolares percebe-se que a escola apresenta expectativas, criando regras que tendem a adequar as crianças em um padrão socialmente aceito, desconhecendo, muitas vezes, que existem diversos fatores sociais, externos à biologia da criança, que interferem de forma direta no seu desenvolvimento, associando seus fracassos a patologias biológicas tratadas a partir da medicalização. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o processo de individualização dos problemas de aprendizagem através da medicalização escolar e dos diagnósticos de TDAH. Com o objetivo alcançado, este apresenta então, através de uma revisão bibliográfica, as controvérsias do TDAH e como esse processo de medicalização individualiza os processos de fracasso escolar ao aluno, transformando crianças saudáveis em “doentes” com pseudo distúrbios de aprendizagem.
In many school contexts it is perceived that these institutions have expectations, creating rules that tend to adapt children to a socially accepted standard, often ignoring the fact that there are several social factors, external to the child’s biology, that directly interfere in their development, associating its failures with biological pathologies treated through medicalization. Therefore, this master’s degree work aimed to analyze the individualization process of learning problems through school medicalization and ADHD diagnoses. With the objective achieved, it then presents through a bibliographic review, the controversies of ADHD and how this process of medicalization individualizes the processes of school failure, making healthy children “sick” with pseudo-learning disorders.
Description: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 11, n. 1 (2020). - p. 97-110.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/6405
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 11, n. 1 (2020)

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