Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/6401
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pires, Sara | - |
dc.contributor.author | Vieira, Diana | - |
dc.contributor.author | Castello Branco, Maria | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T12:59:58Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T12:59:58Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Pires, Sara ; Vieira, Diana ; Castello Branco, Maria (2020) - Dislike : cyberbullying e psicopatologia na adolescência. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 11:1 (2020) 39-50. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/6401 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 11, n. 1 (2020). - p. 39-50. | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente revisão pretende identificar fatores de risco para ser vítima de cyberbullying na adolescência, consequências desta agressão na saúde mental e medidas preventivas disponíveis na literatura. Os fatores que predispõem à vulnerabilidade ao cyberbullying parecem relacionar-se com a existência de bullying tradicional, perfil de introversão e/ou ansiedade social, dispender demasiado tempo online e ter comportamentos de risco através de meios electrónicos. As consequências na saúde mental são variadas, identificando-se perturbações de ansiedade e/ou depressivas, alterações do sono, problemas alimentares, sintomatologia psicossomática, uso de substâncias, problemas de concentração e absentismo escolar. O papel dos psicólogos, pedopsiquiatras e técnicos de cuidados de saúde primários revela-se de extrema importância na prevenção do cyberbullying, podendo estes profissionais informar os adolescentes sobre os riscos online, identificar precocemente casos desta agressão e evitar o impacto negativo que este fenómeno pode ter ao nível da saúde mental. | pt_PT |
dc.description.abstract | This review aims to identify the risk factors for becoming a victim of cyberbullying in adolescence, the consequences of this aggression on mental health and the preventive measures mentioned in the literature. The vulnerability for this type of agression seems to be related to the existence of traditional bullying, introversion profile and /or social anxiety, amount of time spent online and engaging in risky behaviors through electronic means. Adolescents who experience cyberbullying are at increased risk for several mental health conditions, such as anxiety and/or depressive disorders, sleeping disorders, eating problems, psychosomatic symptoms, substance use, concentration problems and school absenteeism. Psychologists, child and adolescent psychiatrists and primary care technicians play an important role in the prevention of cyberbullying in adolescents. They can provide information about the risks online, identifying early cases of victimization and thus avoiding the negative consequences on the youth mental health. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Bullying virtual | pt_PT |
dc.subject | Bullying virtual - Aspectos psicológicos | pt_PT |
dc.subject | Jovens - Saúde mental | pt_PT |
dc.subject | Bullying virtual - Prevenção | pt_PT |
dc.title | Dislike : cyberbullying e psicopatologia na adolescência | pt_PT |
dc.title.alternative | Dislike : cyberbullying and psychopathology in adolescence | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.identifier.citationtitle | Dislike : cyberbullying e psicopatologia na adolescência | - |
dc.identifier.citationauthor | Pires, Sara | - |
dc.identifier.citationauthor | Vieira, Diana | - |
dc.identifier.citationauthor | Castello Branco, Maria | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 11, n. 1 (2020) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rpca_v11_n1_2020_3.pdf | Artigo | 288,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons