Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6393
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dc.contributor.advisorMarques, Teresa Sofia Moreira-
dc.contributor.authorSalin, Patrícia-
dc.date.accessioned2022-07-01T11:51:35Z-
dc.date.available2022-07-01T11:51:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6393-
dc.description.abstractA sustentabilidade ambiental é um assunto de extrema importância no impacto que tem no mundo de hoje e principalmente para o futuro do planeta, assim como a qualidade de vida que está a ser cada vez mais investigada, sendo neste trabalho, o foco na faixa etária dos adolescentes. Este estudo tem como cerne, conhecer a relação dos adolescentes com o desenvolvimento sustentável, sendo seu objetivo maior, averiguar a correlação entre a qualidade de vida percecionada por essa faixa etária e o seu envolvimento com as questões da sustentabilidade global. Para o presente estudo, os participantes constituíram uma amostra representativa das escolas portuguesas, sendo a amostra consistida por 1900 estudantes, de ambos os sexos, do 7.º ano. Os instrumentos utilizados para esta investigação foram o Inventário de Envolvimento e Não Envolvimento com o Desenvolvimento Sustentável ([EDiSDI], Moreira et al., 2020), este instrumento avalia o envolvimento com o desenvolvimento sustentável. Também fora utilizado para a avaliação da qualidade de vida dos adolescentes, o instrumento de natureza transcultural o KIDSCREEN – 10 – Qualidade de Vida (Matos et al., 2012). Constatou-se de forma significativa, porém fraca, uma correlação entre o envolvimento com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida. Neste estudo se compreendiam as idades entre 12 e 19 anos e isto diz-nos que valores mais elevados de envolvimento com a sustentabilidade estão associados com valores mais baixos de idade. Portanto, podemos concluir que o Envolvimento com a Sustentabilidade Global e relação com a Qualidade de Vida diminui de forma significativa com o aumento da idade. Este trabalho demonstrou que há necessidade de se produzir mais investigações para futuras produções científicas sobre esta temática, para que sirva de mote na prática da psicologia clínica, a promoção da qualidade de vida dos adolescentes.pt_PT
dc.description.abstractEnvironmental sustainability is a matter of extreme importance in the impact it has on the world today and especially for the future of the planet, as well as the quality of life that is being increasingly investigated, being in this work, the focus on the age of teenagers. The core of this study is to know the relationship between adolescents and sustainable development, and its main objective is to investigate the correlation between the quality of life perceived by this age group and their involvement with global sustainability issues. For the present study, the participants constituted a representative sample of Portuguese schools, being the sample consisted of 1900 students, of both sexes, from the 7th grade. The instruments used for this investigation were the Involvement and Non-Involvement with Sustainable Development Inventory ([EDiSDI], Moreira et al., 2020), this instrument assesses engagement with sustainable development. The KIDSCREEN – 10 – Quality of Life instrument was also used to assess the quality of life of adolescents (Matos et al., 2012). A significant but weak correlation was found between engagement with sustainable development and quality of life. In this study, ages between 12 and 19 years were understood and this tells us that higher values of engagement with sustainability are associated with lower values of age. Therefore, we can conclude that the Involvement with Global Sustainability and the relationship with Quality of Life decreases significantly with increasing age. This work demonstrated that there is a need to produce more investigations for future scientific productions on this topic, so that the promotion of the quality of life of adolescents can serve as a motto in the practice of clinical psychology.pt_PT
dc.description.uriExame público realizado em 14 de março de 2022, às 11H-
dc.description.uriDissertação de mestrado em Psicologia Clínica-
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectSustentabilidade globalpt_PT
dc.subjectAvaliação da Personalidade - Adolescentes - Valorespt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Inventário de Envolvimento/Não Envolvimento no Desenvolvimento Sustentável (EDiSDI)pt_PT
dc.subjectTeste Psicológico - Escala Breve de Qualidade de Vida (KIDSCREN 10)pt_PT
dc.titleA relação entre o envolvimento com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em adolescentespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203000501-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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286404.pdfDissertação de mestrado315,91 kBAdobe PDFThumbnail
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IP_Patrícia Salin 14MAR2022.pdfDeclaração de autorização296,43 kBAdobe PDFThumbnail
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