Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6038
Title: Gestão da indústria do futebol : análise do mercado, valorização dos jogadores e a rentabilização dos negócios
Author: Vicente, Ricardo André Martins, 1997-
Advisor: Antão, Mário Alexandre Guerreiro, 1965-
Keywords: Jogadores de futebol - Transferências
Futebol - Aspectos económicos
Issue Date: 2021
Abstract: Esta dissertação retrata a contextualização do valor de mercado de um jogador de futebol. Esta contextualização, justifica-se pelo facto de os jogadores de futebol serem o ativo mais valioso de um clube de futebol, sendo necessário valorizá-lo. A problemática da valorização do jogador de futebol, consiste no estudo de vários fatores que possam influenciar este valor, desde todos os fatores que estejam diretamente ligados ao jogador, como a sua idade, a sua posição e a sua performance desportiva, até a fatores que possam estar indiretamente ligados ao jogador, dizendo respeito ao clube onde atua, como a sua disponibilidade financeira, quer no seu poder de compra, ou no balanço das vendas e compras, até mesmo na sua classificação no campeonato. Serão ainda abordados outros fatores menos importantes, mas que merecem o devido destaque pois também poderão ter influência na determinação do valor. Esta abordagem visa assim contribuir para um melhor entendimento do valor de mercado de um jogador de futebol, realizando-se para tal um estudo empírico que avalia a importância relativa de um conjunto de variáveis na explicação desse valor.
This dissertation portrays the contextualization of a football player's market value. This contextualization is justified by the fact that football players are the most valuable asset of a football club, and it is necessary to value it. The problem of the valorization of the football player, consists of the study of several factors that can influence this value, from all the factors that are directly linked to the player, such as his age, his position and his sports performance, to factors that may be indirectly linked to the player, with respect to the club where he operates, such as his financial availability, either in his purchasing power, or in the balance of sales and purchases, even in his ranking in the championship. Other less important factors will also be addressed, but which deserve due mention because they may also have an influence on determining the value. This approach aims to contribute to a better understanding of the market value of a soccer player, by conducting an empirical study that assesses the relative importance of a set of variables in explaining that value.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021
Exame público realizado em 18 de Outubro de 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/6038
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mg_ricardo_vicente_dissertacao.pdfDissertação1,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons