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dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969--
dc.contributor.authorJabouille, Marlene João de Seabra, 1987--
dc.date.accessioned2021-06-01T15:32:56Z-
dc.date.available2021-06-01T15:32:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5915-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 28 de Maio de 2021pt_PT
dc.description.abstractDe palavra e imagem é feito o Imaginário do Homem, desde as narrativas a sombra e fogo partilhadas, até à contemporaneidade. Num tempo, porém, que desafia os seus próprios limites, onde se situa a acção sensível da Arquitectura? Se procuramos o silêncio, poderá a Arquitectura construir esse silêncio? Se procuramos enaltecer a memória, de que modo pode o elemento construído prolongar o sentir? Sendo a arquitectura feita de e para o Homem, e sendo o Homem, enquanto ser sensível, constituído de espera, de silêncio, de temor e de inquietação, qual a acção da arquitectura na definição do que de mais absoluto há em cada um de nós? O que propomos nesta Dissertação é uma reflexão sobre o papel do Arquitecto enquanto mediador do intangível. Para tal, tomou-se como base a Casa em Nakano, do Arquitecto Toyo Ito, de um ponto de vista narrativo, formal, crítico e interpretativo. Através de uma narrativa particular chega-se ao entendimento do Espaço e do Tempo, da morte, do amor, da transformação, da impermanência e da virtualidade enquanto argumentos da Arquitectura.pt_PT
dc.description.abstractWord and images make our imaginary, from the narratives shared in shadow and fire, up to contemporaneity. In a time, however, that challenges its limits, where is the sensitive action of Architecture? If we seek silence, can architecture build that silence? If we try to enhance memory, how can the constructed element sustain the sense of feeling? Since architecture is made by and for Man and considering ourselves as sensitive beings, made of waiting, silence, fear and restlessness, what is the action of architecture in defining what is absolute in each of us? We propose in this Dissertation a reflection on the Architect's role as a mediator of the intangible. For this, the House in Nakano, by Architect Toyo Ito, was taken as a basis, from a narrative, formal, analytical, and interpretive perspective. Through a particular narrative, it is possible to understand Space and Time, death, love, transformation, impermanence and virtuality as architecture arguments.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIto, Toyo, 1941- - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectIto, Toyo, 1941- - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectArquitectura - - Filosofiapt_PT
dc.subjectCasa em Nakano (Tóquio, Japão)pt_PT
dc.subjectTóquio (Japão) - - Edifícios, estruturas, etc.pt_PT
dc.titleTempo, virtualidade e poesia : casa em Nakano, Toyo Itopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202730239pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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