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dc.contributor.advisorCarvalho, Carla Andreia Galvão de-
dc.contributor.authorAlves, Daniel Ricardo de Babo Geada-
dc.date.accessioned2021-05-25T10:41:30Z-
dc.date.available2021-05-25T10:41:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5907-
dc.descriptionExame público realizado em 5 de maio de 2021, às 14h30-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitetura. Universidade Lusíada, Porto-
dc.description.abstractO tema “Acessibilidade para Todos como Principal Vetor na Requalificação Urbana” a que nos propomos analisar é um tema de extrema importância na atualidade. Ao longo dos anos o espaço público tem vindo a assumir diferentes papéis mediante as necessidades do Homem. Necessidades essas que, têm vindo a ser implementadas nas Requalificações Urbanas, financiadas por Fundos Comunitários Europeus, visando o Desenvolvimento Sustentável e a Inclusão Social. Consequentemente, estas requalificações assumem como principais vetores a Acessibilidade para Todos e a Mobilidade Suave, onde se incluem o modo Pedonal e o modo Ciclável, e por último o Desenvolvimento Sustentável. Assim, na presente dissertação tivemos como principal objetivo efetuar uma análise sobre a Acessibilidade no Espaço Público, com especial enfoque nos percursos pedonais, através não só da definição do conceito, da demonstração da evolução, definição de tipologias e as principais soluções de desenho universal a adotar. Para tal, realizamos uma análise de dois casos de estudo nacionais, nas cidades de Penafiel e Porto e um caso de estudo internacional, no centro histórico de Pontevedra, Espanha. Por último, realizamos uma análise mais pormenorizada do caso prático da Requalificação da Baixa de Vilamoura onde pretendemos demonstrar de que forma os princípios do desenho universal contribuíram como alavanca ao lugar em análise.pt_PT
dc.description.abstractThe theme “Accessibility for All as the Main Vector in Urban Requalification” that we propose to analyze is a topic of extreme importance today. Over the years, the public space has taken on different roles according to the needs of Man. These needs have been implemented in Urban Requalifications, financed by European Community Funds, aiming at Sustainable Development and Social Inclusion. Consequently, these requalifications assume the main vectors of Accessibility for All and Soft Mobility, which includes Pedestrian mode and Cycle mode, and finally Sustainable Development. In this dissertation we had as main objective to carry out an analysis on the Accessibility in the Public Space, with a special focus on pedestrian paths, through not only the definition of the concept, the demonstration of evolution, the definition of typologies and the main solutions of universal design a to adopt. To this end, we conducted an analysis of two national case studies, in the cities of Penafiel and Porto and an international case study in the historic center of Pontevedra, Spain. Finally, we carried ou a more detailed analysis of the practical case of the Baixa de Vilamoura Requalification, where we intend to demonstrate how the principles of universal design contributed as a lever to the place under analysis.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectEspaço urbanopt_PT
dc.subjectRequalificação urbanapt_PT
dc.subjectArquitectura - Barreiras arquitectónicaspt_PT
dc.subjectMobilidade reduzida - Arquitecturapt_PT
dc.titleAcessibilidade para todos como principal vetor na requalificação urbanapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202726541-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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