Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5897
Título: Arquitetura Pop-Up : um modelo de mercado portátil como catalisador do espaço urbano
Autor: Monteiro, Joana Maria da Costa
Orientador: Carvalho, Carla Andreia Galvão de
Palavras-chave: Espaço urbano
Arquitetura temporária
Revitalização urbana
Data: 2020
Resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem para a revitalização de edifícios e espaços devolutos e negligenciados, introduzindo o uso de uma arquitetura pop-up de carácter temporário e cultural. Estes ambientes caracterizam-se por episódios ou eventos que aparecem de forma repentina e que têm um período de permanência limitado, podendo surgir num espaço e após esse período, aparecer num outro. A pesquisa inicial estabelece bases para espaços pop-up e de utilização temporária enquanto aponta para o seu potencial. De forma a focar o programa num conceito, desenvolvemos o estudo com enfoque nos mercados urbanos por serem conhecidos pelo seu carácter itinerante e em decadência no seu contexto original dado o surgimento de novas formas de consumo, mais estático e centralizado. Pretende-se redefinir o conceito de mercado, aliando ao comércio uma vertente cultural que desperte interesse e interação nos locais em que se implanta. Através da análise de casos de estudo será possível demonstrar as estratégias de uso temporário relacionando-o com o ambiente social em que se insere. Apresentando possibilidades de redefinição de objetivos, através da arquitetura efémera com utilizações temporárias e provisórias, surge a oportunidade de renovação evitando a dependência de (re)construções maciças, sustentando assim a herança de uma cidade. A abordagem estratégica do ensaio prático apoiará o espaço de transição e apresentará projetos provisórios, que possibilitam a utilização do espaço como um meio secundário, enquanto que outra mais primária está em desenvolvimento. Os elementos arquitetónicos que mais contribuíram para estas novas estratégias e dinâmicas são os equipamentos culturais e artísticos. Estes programas, evoluindo da sua configuração clássica de instrução para a configuração contemporânea de persuasão, vêem o seu desenvolvimento investido numa performance visual e simbólica. A sua nova função será a de atrair o visitante.
Abstract: This work presents an approach for the revitalization of vacant and neglected buildings and spaces, introducing the use of a pop-up architecture with a temporary and cultural character. These environments are characterized by episodes or events that appear suddenly and have a limited period of use, which may appear in one space and re-appear in another after a certain amount of time. The initial research establishes the bases for pop-up and temporary use of spaces, while pointing its potential. In order to focus the program on a concept, we developed the study with a focus on urban markets as they are known for their itinerant character and are now in decay of their original context, given the emergence of new forms of consumption, more static and centralized. It is intended to redefine the market's concept, combining trading with a cultural program that arouses interest and interaction in the places where it is located. Through the analysis of case studies it will be possible to demonstrate the temporary use's strategies relating it to the social environment in which it operates. When presenting possibilities for redefining objectives through ephemeral architecture with temporary and temporary uses, there is an opportunity for renovation, avoiding the dependence on massive (re) constructions, thus sustaining the heritage of a city. The strategic approach of the practical essay will support the transition space and present provisional projects, which have the possibility of using space as a secondary mean, while a more primary use of space is under development. The architectural elements that contributed most to these new strategies and dynamics are the cultural and artistic equipments. These programs, evolving from their classic configuration of instruction to the contemporary configuration of persuasion, see their development invested in a visual and symbolic performance. It's new role will be to attract the visitor.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura, Universidade Lusíada - Norte, Porto, 2020. Exame público realizado em 28 de abril de 2021
URI: http://hdl.handle.net/11067/5897
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_dissertacao_arquitetura.pdfDissertação14,36 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons