Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Joana Marisa Castro Azevedo da Rocha-
dc.contributor.authorLopes, Rui Daniel Guedes-
dc.date.accessioned2021-04-14T14:43:55Z-
dc.date.available2021-04-14T14:43:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5885-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Relações Internacionais, Universidade Lusíada - Norte, Porto, 2020.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 26 de Março de 2021pt_PT
dc.description.abstractO resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), realizado a 23 de junho de 2016, foi a vitória do Brexit. Para entendermos este resultado, é necessário analisar o papel desempenhado pelas campanhas no período que antecedeu o referendo – de um lado, “Vote Leave” e “Leave.EU”, a favor da saída da UE, e, do outro, “Britain Stronger In Europe”, defensor da permanência do Reino Unido na União – e analisar o impacto do resultado sobre o processo de globalização. Para tal, recorreu-se a uma revisão de literatura e a uma análise de dados quantitativos. Os resultados demonstram que a campanha do “Leave” foi mais influente e eficaz, ao divulgar uma mensagem mais diversificada, focada na imigração e nos custos de adesão à UE, ao adotar um slogan bastante atraente, prometendo “Retomar o Controlo” da soberania nacional, fronteiras, economia e comércio, e ao explorar um sentimento de nacionalismo antiglobalização que estava, até então, latente na sociedade britânicapt_PT
dc.description.abstractAbstract The result of the United Kingdom European Union referendum, held on 23 June 2016, was the victory of Brexit. To understand this result, it is necessary to analyse the role played by the campaigns in the period before the referendum – on the one hand, “Vote Leave” and “Leave.EU”, in favour of leaving the EU, and, on the other, “Britain Stronger in Europe”, supporter of the United Kingdom’s permanence in the Union – and analyse the impact of the result on the globalization process. To this end, a literature review and an analysis of quantify data were used. The results show that the “Leave” campaign was more influential and effective, by spreading a more diverse message, focused on immigration and the costs of joining the EU, by adopting a very attractive slogan, promising “Take Back Control” of the national sovereignty, borders, economy and trade, and by exploring a sense of anti-globalization nationalism that was, until then, latent in British society.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPropagandapt_PT
dc.subjectNacionalismospt_PT
dc.subjectPolítica da União Europeiapt_PT
dc.subjectReino Unidopt_PT
dc.subjectUnião Europeiapt_PT
dc.subjectBrexitpt_PT
dc.subjectRelações Internacionaispt_PT
dc.titleTake Back Control : a campanha no referendo do Brexitpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202692272-
Appears in Collections:[ULP-FD] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mri_dissertacao_mestrado.pdfDissertação de Mestrado2,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons