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Title: Musicoterapia em contexto hospitalar : a intervenção da musicoterapia em crianças com perturbação do espetro do autismo
Author: Mendes, Joana Filipa Basílio, 1995-
Advisor: Gutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971-
Morginho, Anabela Gonçalves Farias, 1971-
Keywords: Crianças autistas
Musicoterapia para crianças
Musicoterapia - Prática profissional
Hospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Ensino e estudo (Estágio)
Issue Date: 2020
Abstract: O presente relatório descreve e carateriza o trabalho desenvolvido durante o estágio realizado no âmbito do Mestrado de musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio foi realizado no Centro de Desenvolvimento da Criança, que pertence ao Hospital Garcia de Orta, tendo-o iniciado no mês de outubro e terminado em julho. A realização do presente relatório visa perceber a relevância da musicoterapia no âmbito hospitalar, ao intervir em crianças com PEA (Perturbação do Espetro do Autismo), como meio facilitador de comunicação, socialização e expressão das mesmas. A amostra utilizada neste relatório foi de 10 crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos, e todas diagnosticadas com PEA. As sessões de musicoterapia eram individuais, com periocidade semanal e com a duração de 30 minutos. Os participantes foram sujeitos a uma avaliação quantitativa no início e no final da intervenção, cujos resultados permitem-nos concluir que, na perspetiva dos participantes, a musicoterapia desempenha um papel importante como meio facilitador da promoção de capacidades e minimização de dificuldades, nomeadamente ao nível da comunicação/interação social.
This report describes and characterizes the work developed during the internship carried out within the scope of the Master of Music Therapy at the Lusíada University of Lisbon. The internship took place at the Child Development Center that belongs to Hospital Garcia de Orta, having started in October and ended in July. The realization of this report aims to realize the relevance of Music Therapy in the hospital environment when intervening with children with ASD (Autism Spectrum Disorder) as a means of facilitating communication, socialization and expression of the child. The sample used in this report was 10 children, aged between 2 and 6 years old and all diagnosed with ASD. Music therapy sessions were individual, with the frequency of once a week and lasting 30 minutes. Participants were subjected to a quantitative assessment at the beginning and end of the intervention, the results of which allow us to conclude that, from the perspective of the participants, Music Therapy plays an important role as a means of facilitating the promotion of skills and minimizing difficulties, particularly in terms of communication /social interaction.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
Exame público realizado em 25 de Março de 2021
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/5882
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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