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Title: Musicoterapia, improvisação, criatividade : o seu impacto na multideficiência em contexto escolar
Author: Reis, Duarte Rafael Martins Vargas, 1995-
Advisor: Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-
Sílvia, Andreia Brito Monteiro Fernandes, 1978-
Keywords: Musicoterapia para adolescentes
Jovens com deficiência
Improvisação (Música)
Criatividade
Musicoterapia - Prática profissional
Issue Date: 2020
Abstract: O presente relatório descreve o trabalho terapêutico realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa, tendo decorrido numa Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) pertencente ao agrupamento de escolas do Dr. Augusto Louro, localizado no concelho do Seixal. A música é uma linguagem universal, sendo uma das formas de comunicação mais transcendentes, permitindo partilhar a experiência humana num prisma de descoberta e conexão onde o som serve de veiculo da linguagem. Em alguns casos, a música é a única linguagem existente como forma de comunicação e relação entre indivíduos que sofrem de realidades muito distintas. A Musicoterapia tem demonstrado fortes impactos na intervenção e acompanhamento de utentes que sofrem de graves perturbações do seu desenvolvimento, consequentemente em problemáticas que influenciam todos os níveis da sua interação e adaptação ao mundo e á vida do quotidiano. Este relatório visa compreender, explorar e reflectir sobre os benefícios da musicoterapia, em contexto escolar, dentro de uma amostra que contém 7 utentes que apresentam multideficiência, 2 grupos que beneficiam de musicoterapia de grupo, concluindo o estudo com um aprofundamento em detalhe de 2 utentes da amostra , em formato de estudo de caso, onde é explorado o impacto da Musicoterapia na intervenção de um utente que sofre de Síndrome de down e apresenta PEA, e de uma utente diagnosticada com uma mutação genética rara que pode ser comparada à Síndrome de Rett. É de concluir a importância da Musicoterapia no acompanhamento e intervenção de utentes que apresentam estas perturbações de desenvolvimento, assim como do impacto positivo da utilização da improvisação musical como uma das maiores forças utilizadas dentro da Musicoterapia.
This report describes the therapeutic work carried out within the scope of the Master's Degree in Music Therapy at the Universidade Lusíada de Lisboa, having taken place in Unidade de Apoio Especializado à multideficiencia (UAEM) belonging to the group of schools of Dr. Augusto Louro, located in the district of Seixal . Music is a universal language, being one of the most transcendent forms of communication, allowing to share the human experience in a prism of discovery where sound connects existence itself. In some cases, music is the only existing language as a form of communication and relationship with individuals who suffer from very different realities. Music therapy has shown strong impacts on the intervention and monitoring of individuals who suffer from serious disorders of their development, consequently on problems at cognitive, sensory, perceptual, affective, motor and social levels. This report aims to understand, explore and reflect on the benefits of music therapy, in a school context, within a sample that contains 7 users with multiple disabilities, 2 groups that benefit from group music therapy, concluding the study with an in-depth study of 2 users sample, in a case study format, where is explored the impacto of Music Therapy on the intervention of a user who suffers from Drown Syndrome and presents Autism Spectrum Disorder, and a user diagnosed with a rare genetic mutation that can be compared to Rett Syndrome. It is important to conclude the importance of Music Therapy in the monitoring and intervention before users who present these developmental disorders, as well as the positive impact of the use of musical improvisation as one of the most important techniques used within Music Therapy.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
Exame público realizado em 18 de Novembro de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5706
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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