Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5583
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dc.contributor.advisorBotelho, Helena Cristina Caeiro, 1970--
dc.contributor.authorNunes, Gonçalo Filipe da Silva Martins Coelho, 1993--
dc.date.accessioned2020-06-30T16:29:32Z-
dc.date.available2020-06-30T16:29:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5583-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 15 de Junho de 2020pt_PT
dc.description.abstractDiariamente somos constantemente bombardeados por centenas de imagens. No entanto, em determinadas profissões, nomeadamente arquitecto, realizador, cenógrafo, escritor entre outros, existe uma necessidade maior de absorver imagens relacionadas com monumentos e histórias de modo a obter um maior conhecimento para poder criar a sua obra. No processo de criação de espaços eedifícios, por mais real que este possa vir a ser ou apenas ficar numa tela, o resultado que se observa é sempre consequência da sua percepção do mundo, reinterpretação de lugares, espaços ou edifícios, experiências vivênciadas por cada um destes artistas. Neste trabalho procura-se compreender a necessidade de reinterpretar um lugar, por mais antigo, clássico ou futurista que seja, consoante a visão que o arquitecto, cenógrafo quer passar ao utilizador do lugar. De que modo um espaço real pode conduzir e condicionar uma nova linguagem para a criação de um espaço não existente mas com semelhante ambiente utilizando características de um lugar, ou a partir de alguns elementos tornando assim essa irrealidade numa possibilidade.pt_PT
dc.description.abstractDaily we are constantly bombarded by hundreds of images. However, in certain professions, namely architect, director, set designer, writer among others, there is a greater need to absorb images related to monuments and stories in order to gain greater knowledge in order to create your work. In the process of creating spaces and buildings, however real it may be or just stay on a screen, the result that is observed is always a consequence of their perception of the world, reinterpretation of places, spaces or buildings, experiences experienced by each of these artists. In this work we seek to understand the need to reinterpret a place, however old, classic or futuristic that is, depending on the view that the architect, set designer wants to pass on to the user of the place. How a real space can drive and condition a new language for creating a non-existing space but with such an environment, using characteristics of a place, or from some elements thus making this unreality a possibility.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCinema e arquitecturapt_PT
dc.subjectEspaço (Arquitectura)pt_PT
dc.subjectGame of thrones (Programa de televisão)pt_PT
dc.titleO papel da arquitectura no cinemapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202500500pt_PT
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

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