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dc.contributor.advisorSaraiva, Alexandra Maria Barros Alves Chaves Silva Vidal-
dc.contributor.authorMoreira, Paula Margarida Pinto-
dc.date.accessioned2020-06-26T11:45:48Z-
dc.date.available2020-06-26T11:45:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5574-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arquitectura-
dc.descriptionExame público realizado a 9 de junho de 2020, às 16h30-
dc.description.abstractResumo: Na Arquitetura, o desenho à mão sempre foi a ferramenta de trabalho de todos os arquitetos. A presente investigação visa contextualizar e analisar o desenho livre como papel fundamental na forma de pensamento, comunicação expressão de um arquiteto no seu método de projetar. Neste sentido será estudado o desenho como uma arte manual que aproxima todo o nosso corpo ao processo criativo, invocando as nossas experiências para um determinado projeto. Quando esta temática é enquadrada com a forma como se produz Arquitetura nos dias de hoje, levanta-se logo uma questão de como o crescente desenvolvimento tecnológico atual, pode ser um elemento distanciador da nossa corporalidade com o espaço que nos rodeia. Para perceber então como alguns arquitetos recorrem ao desenho livre como método privilegiado no processo criativo de projeto, recorre-se à análise dos desenhos do arquiteto Hestnes Ferreira na sua metodologia de projeto. Deste modo, depois de perceber como é construída esta metodologia, mesma será aplicada no projeto da Reabilitação do Mercado de Vila Nova de Famalicão, acreditando que o desenho será sempre uma mais valia para conseguir com que as obras integrem um carácter único e estabeleçam conexões vinculativas com quem a “habita”.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: In architecture, hand drawing has always been the chosen tool by most architects. The investigation's purpose is to examine hand drawing as a vital component of the way of thinking. And, as well as communication and expression of an architect in his projects. Therefore, this study examines drawing as a standard form of art that connects the body to the creative process, invoking our experiences with a specific objective. Today, the idea adjusted to the making of architecture; the question of how the advances of technology can disconnect our body from the space around us remains. Consulted the drawings of Hestnes Ferreira for a better understanding of the way architects resort to hand drawing in their creative process. Thus, after understanding how this methodology works, it will be used on the project of Rehabilitation of the Market of Vila Real de Famalicão, to add an unique appeal to the construction and establish connections to those who live there.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.titleDesenho e perceção : uma metodologia para a reabilitação do Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202488950-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

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