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dc.contributor.advisorAlvarez, Isabel Maria Surdinho Borges, 1948-por
dc.contributor.authorGonga, Zenilda Ana da Silva, 1984--
dc.date.accessioned2013-11-01T19:47:11Z-
dc.date.available2013-11-01T19:47:11Z-
dc.date.issued2013-11-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/544-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Computação, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013por
dc.descriptionExame público realizado em 1 de Novembro de 2013por
dc.description.abstractOs ambientes de e-Learning têm transformado inequivocamente as atividades de ensino-aprendizagem. Estes apresentam diversas configurações e diferentes recursos com o intuito de facilitar a comunicação entre os agentes envolvidos na transmissão de competências, o que não invalida a possibilidade dos profissionais se depararem com algumas dificuldades, nomeadamente a de saber integrar as plataformas de e-Learning no seu quotidiano para melhor maximizar a sua utilização. Assim, conquanto o potencial do e-Learning seja reconhecido, as condições para a sua utilização com sucesso, usando a Internet, ainda não foram devidamente exploradas em muitos setores de aprendizagem e em diferentes partes do mundo. As universidades ou empresas de formação que adotem esta forma inovadora de fornecimento de aprendizagem devem encarar mudanças tanto tecnológicas como estratégicas. O presente estudo analisa os temas que possam influenciar e explicar as diferentes atitudes e comportamentos na adoção do e-Learning dentro de um ambiente universitário. A investigação efetuada tem o objetivo de preencher uma lacuna no conhecimento e que não foi explorada em investigações prévias na área da programação das interfaces e interoperabilidade. Pretendeu-se assim analisar o impato da qualidade da programação na pedagogia e usabilidade das plataformas de aprendizagens. Foi feita uma revisão extensa de toda a literatura existente em torno do e-Learning. Fez-se inicialmente uma introdução sobre a relação da psicologia com a aprendizagem de forma a entender como a aprendizagem se processa nos seres humanos. Abordámos também as diferentes evoluções do ensino, até chegar ao conceito de e-Learning. Concluiu-se que o caráter fluído da internet mais propriamente como é o caso da Web 2.0 e a sua proximidade com as plataformas de ensino, favoreceu uma abordagem sobre estes ambientes em contexto de aprendizagem e o surgimento de uma nova fase no ensino online, o e-Learning 2.0, suas ferramentas e interoperabilidade nos ambientes de aprendizagens. Por fim realizou-se um estudo com o objetivo de comprovar o impato dos Learning Management Systems no ensino-aprendizagem abordado ao longo da teoria da investigação. O trabalho empírico foi então focado sobre a usabilidade da plataforma Moodle na Universidade Lusíada de Lisboa, nomeadamente na formação dos alunos e praticas letivas dos professores. A estratégia concetual proposta nesta investigação foi a aplicação de questionários a um grupo de professores e alunos e a realização de uma entrevista a um dos programadores da plataforma Moodle, de forma a perceber-se as perspetivas e relacionamento entre os atores chave envolvidos no processo de adoção do e-Learning na Universidade Lusíada de Lisboa. A análise dos dados providenciou uma explicação coerente dos resultados obtidos no trabalho empírico, tendo-se concluído que o sucesso da utilização das plataformas de aprendizagem depende em grande parte da qualidade da programação expressa na interoperabilidade e usabilidade dos interfaces.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectEnsino assistido por computador - Programaçãopor
dc.subjectInternet na educaçãopor
dc.titleE-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizadorpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201065274por
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

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