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dc.contributor.authorMendes, João Fernando de Sousa, 1964--
dc.contributor.authorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952--
dc.date.accessioned2020-03-02T16:53:45Z-
dc.date.available2020-03-02T16:53:45Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMendes, João Fernando de Sousa ; Coelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento (2009) - A importância da gestão de competências nas organizações. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:9 (2009) 111-139.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5239-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/1ctm-m982-
dc.descriptionLusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 9 (2009). - p. 111-139.pt_PT
dc.description.abstractO presente artigo tem por objectivo analisar as competências que um individuo possui ou pode desenvolver no contexto do trabalho, no âmbito do saber do saber-fazer e do saber-ser. A avaliação do desempenho esta directamente relacionada com as competências do indivíduo, permitindo definir quais as competências necessárias para a execução das tarefas num posto de trabalho. O recrutamento e selecção ode indivíduos para a organização baseiam-se nas competências necessárias para a execução das tarefas, que devem ser desempenhadas com rigor eficiência, eficácia, por forma a produzir satisfação do trabalhador e consequente aumento da produtividade. Nesta perspectiva, desenvolvem-se os actuais conceitos e opiniões sobre competências, assim como os principais modelos associados a temática da gestão do conhecimento. Também se analisam as comunidades de pratica, onde o conhecimento e criado e partilhado dentro das organizações e desenvolvem-se as competências emocionais, que actualmente são um requisito importante no activo das organizações.pt_PT
dc.description.abstractThe present research paper aims at analysing the competencies that an individual has or can develop in the work context, in the scope of "to know", "to know-making" and "to know-being". The performance evaluation is related with the individual abilities, allowing to define which are the necessary competencies for the task execution. The individuals' recruitment and selection are based on the necessary abilities for the tasks execution that must be performed with rigor, efficiency, and effectiveness in order to produce workers satisfaction and consequent increase of productivity. In this perspective, concepts and opinions are developed on competencies, as well as the main models associated to the subject of knowledge management. The paper, on one hand, analyses the communities of practices, where the knowledge is created and shared inside the organizations and, on the other hand, develops the emotional competencies, which are currently an important requirement in the organizations' assets.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectQualificações profissionaispt_PT
dc.subjectGestão de pessoalpt_PT
dc.subject.otherGestão de pessoalpt_PT
dc.titleA importância da gestão de competências nas organizaçõespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleA importância da gestão de competências nas organizações-
dc.identifier.citationauthorMendes, João Fernando de Sousa-
dc.identifier.citationauthorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento-
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 09 (2009)

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