Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5100
Título: Constitucional "non senses" : a referenda ministerial nos actos normativos : quatro razões para a demonstração de um absurdo
Autor: Tavares, Luís Miguel Serradas de Sousa, 1965-
Palavras-chave: Direito constitucional - Portugal
Data: 1999
Citação: Tavares, Luís Miguel Serradas de Sousa (1999) - Constitucional "non senses" : a referenda ministerial nos actos normativos : quatro razões para a demonstração de um absurdo. Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. ISSN 0872-8208. 7-8 (1999) 91-93.
Resumo: Sem prejuízo da dissertação de Jorge Miranda- "Decreto"- e da importância aí dada à referenda ministerial, julgamos que hoje, atento o nosso sistema de governo semi-presidencialista e sua evolução parlamentarizante operada pelas sucessivas revisões constitucionais, aquela, a continuar a existir, enquadra-se na noção de Constitucional "non senses" tão em voga no constitucionalismo norte-americano. A referenda ministerial vem, no texto actual, prevista no artigo 140° da Constituição da República Portuguesa (CRP), estando submetidos a esse acto governamental vários actos do Presidente da República (nomeação e exoneração dos membros do Governo; dissolução dos órgãos de governo próprio regiões autónomas; nomeação e exoneração dos Ministros da República para as regiões autónomas; nomeação e exoneração do presidente do Tribunal de Contas e do Procurador-Geral da República; nomeação e exoneração das chefias militares; promulgação das leis, dos decretos-lei e dos decretos regulamentares; a assinatura das resoluções da Assembleia da República que aprovem acordos internacionais e os restantes decretos do Governo; a declaração do estado de sitio ou do estado de emergência; o indulto e a comutação de penas; a nomeação de embaixadores portugueses e acreditação dos estrangeiros; a ratificação dos tratados internacionais; a declaração de guerra e a feitura da paz, sob proposta do Governo).
Descrição: Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. - ISSN 0872-8208. - N. 7-8 (1999). - p. 91-93.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/5100
https://doi.org/10.34628/2gh4-ar30
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ILID-CEJEA] Polis, n. 07-08 (1999)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
polis_7_8_11.pdfArtigo815,58 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons