Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/5035
Title: | A cidade enquanto tema de um ensino integrado |
Author: | Neves, Victor, 1956- |
Issue Date: | 2011 |
Abstract: | A cidade é o locus do devir. Enquanto matéria de estudo no âmbito académico e científico, a cidade é uma invenção continuamente inventada… Porque se projecta numa contínua e descomprometida interrogação. A cidade é, tem sido nos últimos anos, o tema nuclear da disciplina de Projecto no 4.º ano do curso de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa. Ao longo desses anos, o programa da disciplina tem procurado sistematizar a convergência entre o objecto arquitectónico e a cidade, através uma cultura de referência. Essa cultura não é mais do que o conhecimento geral que o estudante tem, ou devia ter, sobre o que é o universo da arquitectura e a sua relação com o fenómeno urbano, nas suas diferentes valências e complexidades. O aprofundamento do conhecimento da cidade e da sua forma enquanto realidade do universo arquitectónico reflecte a cultura contemporânea. Neste sentido, a cidade deixa de ser um fenómeno meramente quantitativo e passa a ser um fenómeno qualitativo, que inclui noções de expansão controlada ou de reabilitação urbana. A inventiva é, neste contexto, uma ferramenta, que indaga a qualidade das ideias e da sua dimensão poética , funcional e construtiva e social, claro. Porque a cidade é um produto da sociedade. |
Description: | A cidade / [coordenação de] Victor Manuel Canedo Neves. - Lisboa : Universidade Lusíada, 2011. - P. 129-132. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/5035 |
Document Type: | Book Chapter |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] SdA, n. 06 (2011) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sda_6_14.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License