Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/483
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977- | por |
dc.contributor.advisor | Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981- | por |
dc.contributor.author | Lopes, Pedro Manuel Rodrigues, 1988- | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-11T11:31:12Z | - |
dc.date.available | 2013-10-11T11:31:12Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/483 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012. | por |
dc.description | Exame público realizado em 25 de Março de 2013. | por |
dc.description.abstract | As novas condições de conhecimento, consequência da rápida revolução tecnológica, puseram à disposição ferramentas de estudo nos domínios da atividade cerebral em tempo real, como por exemplo, a ressonância magnética. A sua aplicação na produção científica com base na análise da atividade performativa dos músicos, embora emergente é, ainda, escassa e torna-se realmente muito pouco significativa, se não quase nula, no que respeita ao caso específico do violino. O objetivo central deste estudo é entender até que ponto essa produção já se encontra desenvolvida e de que forma pode sobrepor-se positivamente às teorias empíricas do estudo do mesmo, sugeridas por pedagogos e passadas, essencialmente de forma oral, através de gerações de violinistas. No caso específico da mão esquerda do violino, os instrumentistas enfrentam a dificuldade da falta de referências palpáveis e/ou visuais para produzir frequências sonoras específicas (ou notas musicais). As pontas dos dedos sucedem-se consecutivamente, após muito estudo, de uma forma quase automática (formação de sequências digitais complexas). Neste sentido, a compreensão do fenómeno implica uma investigação não só anatómica mas principalmente neurológica e fisiológica. A revisão bibliográfica comparativa sugere que, pelo menos, nove linhas orientadoras do estudo, para a otimização do desempenho da mão esquerda: (1) uma primeira abordagem crítica e paciente da obra; (2) o estudo lento e variado (rítmica e metricamente) das passagens; (3) a imprescindibilidade da orientação auditiva interior; (4) a média de 4 a 6 horas de estudo por dia; (5) a pertinência do descanso pós-estudo; (6) o reconhecimento do ensaio mental como uma poderosa e efetiva ferramenta de estudo; (7) a importância de uma boa noite de sono; (8) o benefício do contacto com performances corretas e superiores; (9) a contribuição da prática regular do exercício físico no aumento do controlo motor em performance. Através de entrevistas a pedagogos de renome no panorama musical português e internacional, tentou entender-se quais as reais necessidades práticas de um estudo desta natureza. Os mesmos apelam, essencialmente, à descoberta de orientações de carácter geral que possam ser moldadas considerando a individualidade do aluno. Por fim, um estudo instrumental teve como intuito aplicar e observar, à falta do acesso a ferramentas mais precisas, o impacto da aplicação das linhas orientadoras sugeridas pela revisão da produção bibliográfica mais atual, de forma descritiva e reflexiva. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Violino - Instrução e estudo | por |
dc.subject | Violino - Métodos | por |
dc.subject | Violino - Estudos e exercícios | por |
dc.title | A memória sensitiva da mão esquerda do violinista : contribuições para uma otimização da aprendizagem | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
dc.identifier.tid | 201787083 | - |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_pedro_lopes_dissertacao.pdf | Texto integral | 111,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.