Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/479
Title: | Intervenção psicológica no modelo psicodinâmico em contexto de clínica privada |
Author: | Sales, Maria Helena Reis, 1959- |
Advisor: | Cabrita, Túlia Rute Maia, 1972- Santos, Tânia Gaspar Sintra dos, 1977- Barbosa, Paula Cristina Ramos, 1973- |
Keywords: | Psicoterapia psicodinâmica Psicologia clínica - Prática profissional Dialógicos - Ensino e estudo (Estágio) |
Issue Date: | 10-Oct-2013 |
Abstract: | O presente relatório visa essencialmente descrever o estágio académico realizado em psicologia clínica, inserido no modelo de intervenção psicodinâmico. Foi um percurso de aprendizagem focado na abordagem e intervenção do psicólogo clínico. A constatação de que a formação teórica foi fundamental para uma rápida adaptação à prática e à interiorização de conceitos, assim como, a sensibilidade desenvolvida ao longo de quatro anos, no que concerne à ética e deontologia do psicólogo clínico. São relatadas as atividades inerentes ao estágio destacando-se dois estudos de caso, as respetivas avaliações psicológicas, os instrumentos que foram utilizados e sua descrição, as interpretações dos resultados, o psicodiagnóstico, a psicoterapia de apoio, as metas terapêuticas e a análise da progressão terapêutica. Os resultados foram analisados à luz dos autores constantes no enquadramento teórico, tendo como indicadores de referência a classificação do Manual de Diagnóstico Psicanalítico (PDM). |
Description: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012. Exame público realizado em 19 de Novembro de 2012. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/479 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpc_maria_sales_dissertacao.pdf | Texto integral | 46,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.