Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGaspar, Tânia, 1977--
dc.contributor.authorSilva, Mónica Alexandra da Cruz, 1990--
dc.date.accessioned2019-11-18T17:50:02Z-
dc.date.available2019-11-18T17:50:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4737-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 23 de Outubro de 2019pt_PT
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo estudar as competências pessoais e sociais de jovens em contexto escolar, em regime alternativo. Pretendeu-se avaliar as competências pessoais e sociais relacionadas com a autoestima, capacidade para identificar e resolver problemas, gerir conflitos interpessoais, otimizar a sua comunicação interpessoal, defender os seus direitos e resistir à pressão dos pares. Para a realização da investigação recorreu-se a 71 (setenta e um) participantes (82,1% rapazes e 17,9% raparigas, sendo a idade mínima de 14 e a máxima de 17 anos), a frequentar o 8.º ano. Foi realizada uma investigação-ação e utilizada uma abordagem mista que integrou metodologias quantitativas e qualitativas. Os instrumentos utilizados foram um programa de competências pessoais e sociais, um questionário de avaliação de competências “Para mim é fácil”, que inclui 5 dimensões, nomeadamente, Competências Básicas, Resolução de Problemas, Definição de Objetivos, Relações Interpessoais e a mais relevante neste estudo a Regulação Emocional, o instrumento KIDSCREEN10 foi utilizado para medir o bem-estar, para o estudo qualitativo foi realizada uma entrevista semiestruturada com utilização de grupo focal. Os resultados revelam não haver diferenças estatisticamente significativas no momento pré e pós intervenção, no entanto existem valores superiores em relação às médias no momento pós intervenção. A competência Regulação Emocional revela ser influenciada pelas dimensões Competências Básicas e Resolução de Problemas. Denotou-se, nos jovens, dificuldades em partilhar as suas ideias, bem como a incapacidade de ouvir os outros. O estudo criou impacto positivo permitindo aos participantes compreensão das suas competências, escolhas e adaptabilidade para o futuro.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to study the personal and social competences of young people in school context, in alternative regime. The aim was to assess personal and social skills related to self-esteem, ability to identify and solve problems, manage interpersonal conflicts, optimize their interpersonal communication, defend their rights and resist peer pressure. For the research was used 71 (seventy-one) participants (82.1% boys and 17.9% girls, with the minimum age of 14 and the maximum of 17 years), attending the 8th grade. An action research was performed and a mixed approach was used which integrated quantitative and qualitative methodologies. The instruments used were a personal and social skills program, a “For me is easy” skills assessment questionnaire, which includes 5 dimensions, namely, Basic Skills, Problem Solving, Goal Setting, Interpersonal Relations and the most relevant in this study the Emotional Regulation, the KIDSCREEN10 instrument was used to measure well-being. For the qualitative study, a semi-structured interview using a focus group was performed. The results show no statistically significant differences before and after the intervention, however there are higher values compared to the averages at the post intervention. The Emotional Regulation competence proves to be influenced by the Basic Competencies and Problem Solving dimensions. Young people found it difficult to share their ideas, as well as the inability to listen to others. The study created positive impact by allowing participants to understand their skills, choices and adaptability for the future.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAgressividade na adolescênciapt_PT
dc.subjectComportamento de risco (Psicologia) na adolescênciapt_PT
dc.subjectCompetências sociais na adolescênciapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.titleCompetências pessoais e sociais em contexto escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202310000-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mpc_monica_silva_dissertacao.pdfDissertação18,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons