Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4709
Title: Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
Author: Gandra, Daniela Filipa Sousa
Advisor: Cruz, Joana Sara Ferraz da
Keywords: Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE
Teste psicológico - School Engagement Instrumento
Issue Date: 2019
Abstract: Resumo: O envolvimento escolar dos alunos é uma preocupação da comunidade educativa, da academia e dos decisores políticos. São vários os fatores que contribuem para o envolvimento escolar, desde variáveis pessoais, familiares, sociais e académicas. A retenção escolar é uma opção controversa na educação atual que também condiciona o modo como os alunos se envolvem com a escola. Muitos dos estudos realizados têm analisado o impacto da retenção no desempenho escolar. Menos atenção tem sido direcionada para as implicações da retenção no envolvimento escolar dos alunos, designadamente na sua vertente cognitiva e psicológica. Neste estudo pretende-se avaliar o envolvimento escolar dos alunos de diferentes anos de escolaridade, em função da existência de retenções escolares. Participaram neste estudo 986 alunos (480 do género masculino e 506 do género feminino), com idades compreendidas entre os 9 e os 19 anos de idade, a frequentarem os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Foram recolhidas informações sociodemográficas e académicas dos alunos e utilizada a Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar – EAEE (Moreira, Vaz, Dias, & Petracchi, 2009), a versão portuguesa do School Engagement Instrumento (Appleton, & Christenson, 2004), de forma a avaliar o nível de envolvimento dos alunos com a escola, contemplando as dimensões cognitiva e psicológica. Os estudos de diferenças de médias realizados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas em relação ao envolvimento escolar dos alunos, em função do ano de escolaridade, habilitações literárias dos progenitores, da qualidade do sucesso dos alunos e do número de retenções. Este estudo contribuiu para o corpo de investigação sobre o envolvimento escolar e a retenção, acrescentando evidência empírica de que reter os alunos contribui para a diminuição do envolvimento escolar, ao longo do percurso académico.
Abstract: The involvement of students in school is a concern of the educational community, research and policy makers. There are several factors that contribute to this involvement, namely personal, family, social and academic variables. School retention is a controversial option in the recent education policies, that also influence the way students engage with school. Many studies have examined the impact of retention on school performance. Less attention has been directed to the implications of retention on pupils' school involvement, particularly in their cognitive and psychological domains. This study aims to evaluate the school involvement of students from different grades, due to the existence of school retentions. A total of 986 students (480 males and 506 females), aged 9 to 19 years old, attended elementary and middle school. Sociodemographic and academic information was collected from the students and the School Engagement Instrument (Appleton, & Christenson, 2004) on its Portuguese version “Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar” – EAEE (Moreira, Vaz, Dias, & Petracchi, 2009) was used to assess the level of student’s involvement with the school, considering the cognitive and psychological dimensions. The analysis performed suggest that there are statistically significant differences in relation to the students' school involvement, as a function of the year of schooling, parental education, the quality of student success and the number of retentions. This study contributed to the research on school involvement and retention, adding empirical evidence that retaining students contributes to decreased of school involvement throughout the academic journey.
Description: Exame público realizado em 30 de julho de 2019, às 18H00
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/11067/4709
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

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