Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4655
Title: | Organizadores psíquicos preditores da sustentabilidade mental no Rorschach de adolescentes |
Author: | Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da |
Keywords: | Psicologia do adolescente Teste de Rorschach |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da (2018) - Organizadores psíquicos preditores da sustentabilidade mental no Rorschach de adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:1 (Janeiro-Dezembro 2018) 155-169. |
Abstract: | A adolescência é um período do desenvolvimento essencial na transição entre a infância e a idade adulta, durante o qual têm lugar importantes transformações psíquicas. O presente estudo realizado no âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica possibilitou a construção de organizadores psíquicos preditores da sustentabilidade mental no Rorschach, através dos quais foi possível aceder e descrever as transformações psíquicas em curso durante o processo de desenvolvimento adolescente. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de tipo longitudinal, realizado com protocolos de 9 adolescentes, de sexos diferentes, recolhidos aos 13 e aos 16 anos. Os organizadores psíquicos foram construídos com base nas teorias do pensamento, que possibilitam a compreensão dos processos de co-construção. A techne como reveladora da capacidade de integração dos processos de simbolização e o campo como o lugar (re)significador do desconhecido. Através destes organizadores foi possível conceptualizar as transformações do Eu e da relação Eu-Outro essenciais para a compreensão normativa dos processos psíquicos em curso durante o processo de tornar-se adolescente. A leitura mais próxima dos processos psíquicos que estão em construção durante a adolescência constitui-se como fundamental para uma melhor sustentabilidade ao nível das práticas da saúde mental, possibilitando uma melhor estruturação ao nível das práticas de acompanhamento psicológico. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018). - p. 155-169. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4655 https://doi.org/10.34628/2an3-fn45 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 09, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v9_n1_2018_10.pdf | 297,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License