Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4655
Título: Organizadores psíquicos preditores da sustentabilidade mental no Rorschach de adolescentes
Autor: Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da
Palavras-chave: Psicologia do adolescente
Teste de Rorschach
Data: 2018
Citação: Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da (2018) - Organizadores psíquicos preditores da sustentabilidade mental no Rorschach de adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:1 (Janeiro-Dezembro 2018) 155-169.
Resumo: A adolescência é um período do desenvolvimento essencial na transição entre a infância e a idade adulta, durante o qual têm lugar importantes transformações psíquicas. O presente estudo realizado no âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica possibilitou a construção de organizadores psíquicos preditores da sustentabilidade mental no Rorschach, através dos quais foi possível aceder e descrever as transformações psíquicas em curso durante o processo de desenvolvimento adolescente. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de tipo longitudinal, realizado com protocolos de 9 adolescentes, de sexos diferentes, recolhidos aos 13 e aos 16 anos. Os organizadores psíquicos foram construídos com base nas teorias do pensamento, que possibilitam a compreensão dos processos de co-construção. A techne como reveladora da capacidade de integração dos processos de simbolização e o campo como o lugar (re)significador do desconhecido. Através destes organizadores foi possível conceptualizar as transformações do Eu e da relação Eu-Outro essenciais para a compreensão normativa dos processos psíquicos em curso durante o processo de tornar-se adolescente. A leitura mais próxima dos processos psíquicos que estão em construção durante a adolescência constitui-se como fundamental para uma melhor sustentabilidade ao nível das práticas da saúde mental, possibilitando uma melhor estruturação ao nível das práticas de acompanhamento psicológico.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018). - p. 155-169.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4655
https://doi.org/10.34628/2an3-fn45
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 09, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v9_n1_2018_10.pdf297,01 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons