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dc.contributor.authorOliveira, Vera Maria Barros de-
dc.contributor.authorPerrone, Rosely Aparecida Prandi-
dc.date.accessioned2019-07-12T09:39:57Z-
dc.date.available2019-07-12T09:39:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOliveira, Vera Maria Barros de ; Perrone, Rosely Aparecida Prandi (2018) - O brincar como sustentáculo da saúde mental da criança. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:1 (Janeiro-Dezembro 2018) 49-66.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4649-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/yhcy-0e83-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018). - p. 49-66.pt_PT
dc.description.abstractO brincar expressa a cultura, inova e retém nossa história. A brincadeira simbólica vem a ser uma fonte para leitura psicológica. Os jogos de regras introduzem à sociedade sustentáculo para sua saúde mental. Acompanhar sua trajetória ajuda a valorizá-lo e prevenir riscos. Verificar a importância da brincadeira na formação da identidade social e cultural da criança em ambiente familiar. Pesquisa documental histórica com análise interpretativa sobre o brincar através de várias gerações em ambiente familiar. Foram analisadas publicações, filmes, fotografias e realizadas entrevistas com os membros de uma família. Verificou-se a riqueza do brincar ao longo do tempo, nas festas e reuniões, principalmente nas gerações antigas. A pesquisa revelou a riqueza das brincadeiras em família, através de seis gerações, e sua relevância na construção da identidade social e cultural das crianças. Alertou, contudo, para o risco para sua saúde mental, devido ao menor contato de brincadeiras ao ar livre, com a diminuição progressiva dos espaços e tempos disponíveis no dia a dia das famílias.pt_PT
dc.description.abstractPlay expresses our spontaneous culture, it innovates and retains our history. The symbolic play is a source for a psychological approach. The games of rules introduce to society the sustainability for its mental health. Tracking their trajectory helps value them and prevent risks. To verify the importance of play in the formation of the social and cultural identity of the child in a family environment. Historical documentary research with interpretative analysis about playing through several generations in a family environment. Publications, films, photographs and interviews with members of a family were analyzed. The richness of play was verified over time, at parties and meetings, especially in the older generations. The research revealed the richness of playing in the family, through six generations, and its relevance in the construction of children’s social and cultural identity. It warned, however, of the risk to mental health, due to the less contact with games outdoors, with the progressive reduction of spaces and times available in the daily lives of families.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLudoterapiapt_PT
dc.subjectPsicologia socialpt_PT
dc.titleO brincar como sustentáculo da saúde mental da criançapt_PT
dc.title.alternativePlaying as sustainability for children’s mental healthpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleO brincar como sustentáculo da saúde mental da criança-
dc.identifier.citationauthorOliveira, Vera Maria Barros de-
dc.identifier.citationauthorPerrone, Rosely Aparecida Prandi-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 09, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018)

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