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dc.contributor.authorGomes, Maria Bernadete Silva de Holanda-
dc.contributor.authorDias, Maria da Luz Vale-
dc.date.accessioned2019-07-11T10:44:28Z-
dc.date.available2019-07-11T10:44:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGomes, Maria Bernadete Silva de Holanda ; Dias, Maria da Luz Vale (2017) - Educadores de infância e a promoção da literacia. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 81-97.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4629-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/6jgf-7482-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 81-97.pt_PT
dc.description.abstractReconhecendo a importância da literacia no contexto do jardim de infância a presente proposta procura caracterizar as crenças, práticas e ambientes de literacia emergente na perspetiva dos educadores de infância, analisando as relações entre estes aspetos e também o papel de algumas condições sociodemográficas. A amostra foi constituída por educadoras de infância (n=21), sendo que 52.4% trabalhavam na rede pública e 47.6% na rede privada. Os dados foram recolhidos utilizando instrumentos de autoresposta e com aplicação individualizada. A pesquisa revela que a maior parte das participantes têm a licenciatura como grau académico (66.7%), mostrando ainda que a maioria das educadoras se consideram com conceções «mais holísticas» sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita. As educadoras afirmaram que as suas atividades, desenvolvidas nos jardins de infância têm como base a OCEPE, e que os seus conhecimentos sobre literacia são adequados. Na preferência das educadoras para o desenvolvimento da leitura e da escrita prevaleceram as práticas de «literacia emergente».pt_PT
dc.description.abstractRecognizing the importance of literacy in the context of kindergarten, the present proposal seeks to characterize emergent literacy beliefs, practices and environments from the perspectives of childhood educators, analyzing the relationships between these aspects and also the role of some sociodemographic conditions. The sample consisted of nursery school teachers (n = 21), with 52.4% working in the public network and 47.6% in the private network. The data were collected using autoresponder instruments and with individualized application. Research shows that most of the participants have a bachelors degree (66.7%), showing that most educators consider themselves to have «more holistic» conceptions about the process of learning to read and write. The educators stated that their activities, developed in kindergartens are based on OCEPE, and that their literacy knowledge is adequate. In the preference of educators for the development of reading and writing, the practices of «emergent literacy» prevailed.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducadores de infância - Portugalpt_PT
dc.subjectLeitura (Primeira infância) - Portugalpt_PT
dc.titleEducadores de infância e a promoção da literaciapt_PT
dc.title.alternativeChildhood educators and the promotion of literacypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleEducadores de infância e a promoção da literacia-
dc.identifier.citationauthorGomes, Maria Bernadete Silva de Holanda-
dc.identifier.citationauthorDias, Maria da Luz Vale-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 2 (Julho-Dezembro 2017)

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