Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4614
Title: | Promoção da saúde mental nas escolas : Projeto ES´COOL |
Author: | Tomé, Gina Maria Quinás, 1973- Matos, Margarida Gaspar de, 1956- Gomes, Paulo Camacho, Inês Nobre Martins, 1978- Gaspar, Tânia, 1977- |
Keywords: | Serviços de saúde mental escolar - Portugal Professores - Formação Serviços de saúde mental infantil - Portugal |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Tomé, Gina Maria Quinás [et al.] (2017) - Promoção da saúde mental nas escolas : Projeto ES´COOL. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:1 (Janeiro-Junho 2017) 173-184. |
Abstract: | O Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas, surgiu devido à necessidade de colmatar a lacuna existente na área da saúde mental em contexto escolar. O projeto tem como objetivo promover a saúde mental dos adolescentes através da formação de professores e outros profissionais de educação. Propõe o desenvolvimento da literacia nesta área e um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar. Pretende possibilitar um eficaz encaminhamento e uma intervenção precoce com maior eficácia em situações complexas e promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental. O Projeto irá ocorrer em três fases e irá incluir educadores de infância, professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico e secundário e professores do ensino especial de escolas nacionais. Com a formação ES´COOL pretende-se criar nas escolas um ciclo gerador de projetos promotores de bem-estar e saúde mental nos adolescentes portugueses. The ES’COOL Project arises because of the gap in the promotion of mental health in a school context, especially in the training of teachers. The main goal of “ES´COOL” is to promote adolescents’ mental health through capacity building of school teachers and school staff. The program aims the development of personal and social skills, and includes the prevention of anxiety and depression symptoms and the promotion of resiliency, and self-regulation in adolescents. The training aims to enable effective referral and early intervention in complex situations and promote dialogue with parents and school staff about mental health. The project will occur in three phases and will include teachers from primary and secondary schools (from 1st to 12th grade), kindergarten teachers and special education teachers covering schools from all the regions of Portugal. With the ES’COOL training, it is intended to create in schools a cycle that generates projects promoting well-being and mental health in Portuguese adolescents. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 1 (Janeiro-Junho 2017). - p. 173-184. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4614 https://doi.org/10.34628/rhaq-3f06 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 1 (Janeiro-Junho 2017) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v8_n1_2017_12.pdf | 279,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License