Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4608
Title: | A reflexividade ética na carreira em diferentes fases do ciclo vital |
Other Titles: | Career ethical reflexivity in different phases of the life cycle |
Author: | Marques, Cátia Silva, Ana Daniela Oliveira, Íris M. Silva, Filipa Taveira, Maria do Céu |
Keywords: | Profissões - Desenvolvimento Profissões - Desenvolvimento - Aspectos morais e éticos |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Marques, Cátia [et al.] (2017) - A reflexividade ética na carreira em diferentes fases do ciclo vital. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:1 (Janeiro-Junho 2017) 81-91. |
Abstract: | A reflexividade ética na carreira, apesar de ser um conceito relativamente recente na literatura psicológica, tem sido indicado como uma noção importante a considerar nas intervenções de carreira em diferentes fases do ciclo vital. Este trabalho pretende apresentar o Modelo de Reflexividade Ética na Carreira, e sugerir pistas para a sua aplicação na intervenção de carreira em diferentes fases do ciclo vital. Para operacionalizar este conceito na prática é importante atender aos modos como os indivíduos pensam sobre as suas carreiras, em especial, à forma como integram interpessoal e socialmente intenções profissionais e projetos de vida. Conclui-se que intervenções de carreira que procuram contribuir para a exploração de carreira orientada para o meio e para o self, promovendo a abertura à mudança, mas também, uma maior consciência do impacto das suas decisões nos outros e na sociedade, podem contribuir para uma abordagem mais contextualizada da carreira e para a construção de sociedades mais justas e igualitárias. Although relatively recent in the psychological literature, the career ethical reflexivity concept has been increasingly highlighted as an important dimension to cover in career interventions throughout the life span. This work presents the Career Ethical Reflexivity Model and offers suggestions for its application in career interventions at different phases of the life cycle. To practically operationalize this concept, it is important to understand how individuals think about their careers and how they integrate professional intentions and life projects in their interpersonal and social domains. We find career interventions directed to foster self and environment exploration, openness to change as well as the consciousness on the impact of one’s decisions in others and from others in personal career decisions essential to translate a contextual-sensitive approach to careers and to construct fairer and egalitarian societies. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 1 (Janeiro-Junho 2017). - p. 81-91. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4608 https://doi.org/10.34628/sv9j-ts96 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 1 (Janeiro-Junho 2017) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v8_n1_2017_6.pdf | 306,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License