Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4541
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964- | - |
dc.contributor.author | Guerreiro, Joana Rodrigues, 1993- | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T19:23:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T19:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/4541 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019 | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 17 de Maio de 2019 | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo compreender a relação que a arquitetura estabeleceu com o design, como processo criador de obras de arte completas em Portugal. Desse modo, começa por revelar como a relação entre as duas artes se manifestou ao longo do século XX, em toda Europa, pronunciando-se, de seguida, sobre a forma como essa relação se refletiu no panorama nacional. O tema principal desta dissertação assenta na compreensão do processo para que se obtenha uma obra de arte total. Para o feito, será tão importante focarmo-nos no pensamento do espaço arquitetónico, como no desenho de mobiliário e de objetos adaptado ao espaço concreto. De modo a aprofundar e legitimar esta ideia de obra total, selecionámos nove obras paradigmáticas em Portugal. De Porfírio Pardal Monteiro, é objeto de estudo o Edifício da Caixa Geral de Depósitos, o Instituto Superior Técnico e o Hotel Ritz Four Seasons. Da dupla Vitor Palla e Joaquim Bento D’Almeida, foram alvo de análise o Snack-bar Piquenique, o Snack-bar Galeto e a Moradia Comandante Teixeira da Silva. Por fim, de Daciano da Costa, surge a análise dos interiores da Biblioteca Nacional, interiores do Centro Cultural de Belém e os interiores da Fundação Calouste Gulbenkian. Este olhar sobre o panorama português do século XX é fundamental para compreender a arquitetura de hoje, e a necessidade de preservação de um legado cultural que deve ser transmitido ao longo dos tempos. Esta tese pretende, assim, ser um contributo para uma visão de complementaridade entre a arquitetura e o design, na procura de um sentido arquitetónico pleno. | pt_PT |
dc.description.abstract | The objective of this dissertation is to understand the relationship that architecture has established with design in the creative process of works of complete art in Portugal. Thus, it begins by revealing how the relationship between the two arts developed throughout the 20th century all over Europe, followed by demonstration of the way in which this relationship was reflected within the national panorama. The principal aim of this dissertation is based on the understanding that when the desired end product is a work of complete art, it is as vital to focus on the design of the furniture and objects adapted to the concrete space as it is to think about the architectural space. The last subject considered in this thesis consists of a methodical examination of the study of nine paradigmatic national architectural works. The objects of study from Porfírio Pardal Monteiro were Edifício da Caixa Geral de Depósitos, o Instituto Superior Técnico e o Hotel Ritz Four Seasons. From the duo Vitor Palla and Joaquim Bento D’Almeida, the targets analysed were Snack-bar Piquenique, o Snack-bar Galeto and the home of Comandante Teixeira da Silva. Lastly, from Daciano da Costa, the anaylsis of the interior of the National Library as well as the interior of the Cultural Centre of Belém and the interior of the Calouste Gulbenkian Foundation. This look at the Portuguese panorama of the 20th century is fundamental to the comprehension of the architecture of today, and the need to preserve the cultural legacy that must be transmitted over time/through the generations. The intention of this thesis is to contribute to a vision of complementarity between architecture and design, in pursuit of a complete architectural sense. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Arte e arquitectura - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Design de mobiliário - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Movimento moderno (Arquitectura) - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Monteiro, Porfírio Pardal, 1897-1957 - Projectos e plantas | pt_PT |
dc.subject | Pala, Vítor, 1922-2006 - Projectos e plantas | pt_PT |
dc.subject | Almeida, Joaquim Bento de, 1918-1997 - Projectos e plantas | pt_PT |
dc.subject | Costa, Daciano, 1930-2005 - Projectos e plantas | pt_PT |
dc.title | Arquitetura e Design como conceção de obra total : obras paradigmáticas em Portugal | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202249557 | - |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_joana_guerreiro_dissertacao.pdf | Dissertação | 25,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License