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http://hdl.handle.net/11067/4468
Title: | A musicoterapia : o seu contributo nas crianças e jovens com multideficiência |
Author: | Pires, Maria João Almeida, 1972- |
Advisor: | Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964- Sílvia, Andreia Brito Monteiro Fernandes, 1978- |
Keywords: | Musicoterapia para crianças Crianças com deficiência Jovens com deficiência Musicoterapia - Prática profissional Escola E.B. 2/3 Ciclos Dr. António Augusto Louro (Seixal, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
Issue Date: | 2018 |
Abstract: | A música é considerada uma das mais ricas experiências humanas ao nível emocional, sensorial, motor e cognitivo. Participar em experiências musicais proporciona o desenvolvimento de processos neurofisiológicos e psicológicos que ativam o funcionamento motor, percetivo, sensorial, cognitivo, afetivo e social.
Frequentemente, as crianças e jovens com multideficiência, recebem e tratam a informação de forma fragmentada, distorcida ou incompleta. Nestes casos, a musicoterapia pode proporcionar a estes seres humanos experiências capazes de estimular e alterar positivamente os processos referidos no parágrafo anterior de forma conexa e integrada. Por exemplo, a musicoterapia poderá melhorar as suas capacidades de comunicação e a forma como se relacionam com os outros e assim contribuir significativamente para a sua inclusão.
O presente relatório pretende dar a conhecer o estágio de intervenção terapêutica, na Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. António Augusto Louro na sua Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) localizada na Arrentela. O estágio teve a duração de oito meses e incluiu sessões individuais para duas alunas com quadros de multideficiência e atraso global no desenvolvimento, e um aluno com Currículo Especifico Individual (CEI). Também incluiu sessões em grupo com dez alunos com CEI, divididos em subgrupos de três. A avaliação foi realizada através da aplicação de uma grelha de observação. Os resultados foram considerados positivos, nomeadamente ao nível das variáveis relacionamento interpessoal, comunicação e desenvolvimento pessoal. Music is considered one of the richest human experiences at emotional, sensorial, motor and cognitive level. To participate in musical experiences provides development of the neurophysiological and psychological processes that activate motor, perceptive, sensorial, cognitive, affective and social functioning. Children and youngsters with multiple disabilities often receive and treat information in a fragmented, distorted or incomplete way. In such cases music therapy may provide to these human beings experiences able to stimulate and positively change the processes referred in the previous paragraph in a connected and integrated way. For example, music therapy may improve their communication abilities and the way they relate to others and therefore significantly contribute to their inclusion. The present report intends to present the therapeutic intervention traineeship at Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. António Augusto Louro in its Multi Disabilities Specialized Support Unit (MDSSU) located in Arrentela. This eight month duration traineeship included individual sessions for two female students with multiple disabilities and global developmental delay and one male student Specific Individual Curricula (SIC). It also included group sessions with ten students with SIC, divided into subgroups of three. The assessment was made through an observation grid. The results were considered positive namely at the level of interpersonal relationship, communication and personal development variables. |
Description: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018 Exame público realizado em 1 de Março de 2019 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4468 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
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