Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4384
Title: Fatores de sucesso nas PMES familiares de 2ª geração
Author: Coelho, Paulo Jorge Ribeiro
Advisor: Rodrigues, Paula Cristina Lopes
Keywords: Gestão
Empresas Familiares
PME (Pequenas e Médias Empresas)
Issue Date: 2017
Abstract: Uma empresa familiar é uma estrutura organizacional complexa e dinâmica, criada e fundada por um membro de uma família que se mantém, direta ou indiretamente, ligado ao controlo da organização, influenciando os seus valores e a sua trajetória estratégica. Caraterizadas pela grande ligação que mantêm com o seu fundador, as empresas familiares enfrentam o enorme desafio de incorporar os interesses familiares, muitas vezes dissonantes, na sua estrutura, e da gestão da influência, que pode ser positiva ou negativa, que a família exerce na organização. Esta revisão literária identifica fatores a prosseguir com vista à sobrevivência sustentável das empresas familiares de segunda geração. É durante a segunda geração das empresas familiares que surgem as primeiras dificuldades e será na preparação desta fase que as empresas se deverão focar. As empresas deverão maximizar caraterísticas que lhes são favoráveis, potenciando a harmonia das relações e dos afetos, cultivando a confiança e o reconhecimento da autoridade para a transmissão de saberes, aproveitar a flexibilidade de processos para reunir consensos num planeamento estratégico de prazo longo, bem como permanecer fieis à cultura empresarial estabelecida. Os futuros herdeiros deverão ser preparados académica e profissionalmente, e integrados no sistema empresarial de uma forma faseada pelos fundadores, com os quais, é importante, a existência de uma relação intensa e saudável. A profissionalização dos quadros, por via de consultores, em paralelo com os concelhos familiares, desenvolverão a capacidade de resposta da empresa e diminuirão a probabilidade de conflitos. O desafio da globalização deverá ser encarada como uma oportunidade de, fazendo uso da flexibilidade dos processos e da solidez, relançar e promover o produto, recorrendo, caso necessário, a capitais externos.
A family business is a complex and dynamic organizational structure, created and founded by a member of a family that holds, directly or indirectly linked to the control of the organization, influencing its values and its strategic path. Characterized by a strong connection they have with their founder, family businesses face the huge challenge of incorporating family interests in its structure, often dissonant, and management of the influence, which can be positive or negative, that the family plays in organization. This literature review identifies factors to provide a sustainable survival of family businesses in second generation. It is during the second generation of family business which are the first difficulties and will be in preparing this stage that companies should focus on. Companies must maximize features that benefit them, enhancing the harmony of relationships and affections, cultivating trust and recognition of authority for the transmission of knowledge, enjoy the flexibility of processes to reach a consensus on strategic planning long-term and remain faithful to the established corporate culture. Future heirs should be prepared academically and professionally, and integrated into the business system in a phased manner by the founders, with which it is important, the existence of a strong and healthy relationship. The professionalization, through consultants, in parallel with the family agreement, will develop the responsiveness of the company and reduce the probability of conflicts. The challenge of globalization should be seen as an opportunity by making use of process flexibility and strength, revive and promote the product, using, if necessary, to external capital.
Description: Mestrado em Gestão
Exame Público realizado em 20 de Março de 2018
Peer reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11067/4384
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULF-FCEE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mg_paulo_coelho_dissertacao.pdfDissertação2,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.