Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4314
Title: | Intervir e trabalhar com grupos voltou à agenda de profissionais e académicos |
Author: | Pissarra, João José da Silva, 1958- |
Keywords: | Serviço social de grupo |
Issue Date: | 2015 |
Abstract: | s grupos são instrumentos poderosos para influenciar, mudar comportamentos, competências e cognições dos membros, facilitando a reformulação de problemas que estes enfrentam no mundo real e conduzindo a novas reflexões, aprendizagens. O trabalho de grupo é uma forma de intervenção nos grupos orientando padrões de interação, programas de atividade em que os membros através do seu relacionamento têm oportunidade de crescimento, desenvolvimento pessoal e diversas aprendizagens melhorando as capacidades dos indivíduos. São inúmeras as definições de trabalho social com grupos ainda que o consenso sobre as mesmas seja escasso. Sendo um método ou uma prática do Serviço Social, recorre e utiliza os processos que emergem quando mais de três pessoas trabalham com um propósito comum. Em síntese, é um contexto profissional em que os assistentes sociais orientam ou conduzem grupos intencionalmente para a realização de objetivos individuais e ou coletivos. Após a década de 70 do século XX foi assinalável o declínio no interesse pelos grupos e métodos para neles intervir, mas recentemente ressurgiu em vários contextos o interesse pelo ensino e investigação sobre metodologias e competências profissionais para trabalhar e intervir em grupo. O presente trabalho assinala a resiliência do campo e desafia ao seu estudo no contexto português. |
Description: | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 46 (2015). - p. 11-14 |
Peer reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/4314 https://doi.org/10.34628/tad1-m537 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 46 (2015) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
is_46_2015_1.pdf | Texto integral | 209,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License