Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/4227
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Sandra Regina Alexandre Ferreira, 1973- | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-10T16:20:57Z | - |
dc.date.available | 2018-09-10T16:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/4227 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/v4pd-4147 | pt_PT |
dc.description | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 30 (2004). - p. 225-256 | pt_PT |
dc.description.abstract | Este artigo é revelador de uma matriz de Escola de Pais para Pais, experienciada na execução e avaliação de projecto de intervenção social dirigido a pais de crianças e jovens do concelho de Odivelas, com o objectivo de desenvolvimento de competèncias parentais na prevenção primária da toxicodependència em particular, e das situações de risco no geral: Agir em Responsabilidade Partilhada (ARESP). Apresentando-se como um projecto de intervenção colectiva!comunitária, o ARESP Odivelas foi concretizado mediante estratégias relacionais de proximidade com os pais formandos e demais parceiros formais e informais do concelho de Odivelas, promovendo a participação activa dos vários actores no processo de execução e avaliação. As principais acções desenvolvidas organizaram-se em torno de um programa formativo para pais assente em três momentos basilares sucessivos: 1) uma primeira acção de formação de pais, para aproximação e sensibilização da comunidade local e do grupo alvo, em particular, para a temática e a dinâmica do Projecto, nomeadamente para a formação de formadores de outros pais; 2) a formação pedagógica de pais com componente específica de prevenção primária da toxicodependència, enquanto plano reconhecido e certificado de f ais formadores; 3) o exercício acompanhado no contexto da acção de supervisão pedagógica de programação, execução e avaliação de actividades formativas, concretizadas pelos pais formadores, para outros pais do mesmo concelho, numa lógica de produção participada de e fará os próprios sujeitos (pares). O projecto ARESP expressa uma metodologia de intervenção dinâmica e relacional de aprender a aprender com outros sujeitos, partilhando o conhecimento (do estabelecido) e construindo o reconhecimento (no sentido do colectivo comum) das estratégias de relacionamento social, estabelecido nas redes de relação de proximidade pais-filhos-comunidade, onde se processa a construção do sujeito na esfera do afectivo'. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pais e filhos - Portugal - Odivelas | pt_PT |
dc.subject | Toxicodependência - Prevenção | pt_PT |
dc.title | Modelo de escola de pais para pais : promoção de competências parentais na prevenção primária da toxicodependência | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 30 (2004) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
is_30_2004_10.pdf | Texto integral | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License