Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3924
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Negreiros, Maria Augusta Geraldes, 1941-2003 | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T16:36:06Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T16:36:06Z | - |
dc.date.issued | 1993 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3924 | - |
dc.description | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 8 (1993). - p. 9-33 | pt_PT |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto que o Estado é um actor preponderante no processo de nascimento/desenvolvimento das profissões, é meu propósito neste artigo abordar as relações entre o Estado e as profissões. Os Estados estão implicados, de forma directa ou indirecta, em vários aspectos do percurso das profissões: no ensino, no licenciamento e reconhecimento, na organização, no mercado de trabalho, assim como nas relações entre as profissões. O poder, a riqueza e o prestígio de algumas profissões depende largamente das poli-ticas de estado no respectivo sector. Contudo os interesses do estado nas profissões raramente são identificados, explicitados ou documentados. Neste ângulo de abordagem vou considerar fundamentalmente dois tipos de Estado: o Estado Liberal e o Estado Providência ou Estado do Bem Estar Social, tentando aí analisar qual o papel das profissões e, tendo como principais autores de referência: Eliot Freidson, François Ewald, Magali Larson, Margareta Bertilsson, Michael Burrage, Randall Collins e John Rawls. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Profissões - Aspectos sociológicos | pt_PT |
dc.title | Estado e profissões | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 08 (1993) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
is_8_1993_1.pdf | Texto integral | 1,3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License