Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3829
Title: Determinantes de inteligência emocional em agentes de fiscalização de estacionamento
Author: César, Paulo Jorge Batista, 1978-
Advisor: Cabrita, Túlia Rute Maia, 1972-
Keywords: Inteligência emocional
Saúde mental - Avaliação
Agentes de fiscalização de estacionamento - Atitudes
Issue Date: 10-May-2018
Abstract: Este estudo tem por objetivo a análise da relação entre a inteligência emocional e as variáveis individuais de âmbito psicológicas (resiliência, depressão, ansiedade, stresse, continuidade do self e traços de personalidade) e sociodemográficas (género, idade, habilitações académicas, anos e tipo de serviço, estado civil e número de filhos), bem como a identificação dos níveis de inteligência emocional, enquadrada no contexto profissional de agentes de fiscalização de estacionamento. Neste sentido, realizou-se um estudo quantitativo composto por uma amostra de 56 agentes de fiscalização de estacionamento (64,5 % homens 35,5 % mulheres). Os resultados obtidos sugerem que estes agentes têm elevados níveis de inteligência emocional. As variáveis sociodemográficas não apresentam relação significativa com a inteligência emocional. Quanto às variáveis psicológicas verificou-se que a perseverança, autoconfiança e a extroversão influenciam positivamente os níveis de inteligência emocional, enquanto o stresse, ansiedade e a descontinuidade do self têm um impacto negativo. Verificou-se ainda que não existe relação entre a inteligência emocional e as diferentes funções dos agentes de fiscalização. No geral, é possível sugerir que determinadas competências psicológicas surgem como facilitadoras na regulação emocional enquanto outras podem dificultar este processo de regulação. Estes resultados são pertinentes para a conceptualização de caso numa perspetiva clínica, enquadrado neste particular contexto e respondendo às necessidades dos indivíduos.
The purpose of this study is the analysis of the relationship between emotional intelligence and individual psychological variables (resilience, depression, anxiety, stress, self- continuity and personality traits) and sociodemographic variables (gender, age, academic qualifications, years and type of service, marital status and number of children), as well as the identification of emotional intelligence levels, within the professional context of parking control agents. In this sense, a quantitative study was carried out consisting of a sample of 56 parking control agents (64.5% men, 35.5% women). The results suggest that these agents have high levels of emotional intelligence. Sociodemographic variables do not present a significant relationship to emotional intelligence. As for the psychological variables, it was verified that perseverance, self-confidence and extraversion positively influence levels of emotional intelligence, while stress, anxiety and discontinuity of the self, have a negative impact. It was also verified that there is no relation between the emotional intelligence and the different functions of the parking control agents. In general, it is possible to suggest that certain psychological competencies appear as facilitators in emotional regulation while others may hinder this regulation process. These results are pertinent to the case conceptualization from a clinical perspective, framed in this particular context and responding to the needs of individuals.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
Exame público realizado em 7 de Maio de 2018
URI: http://hdl.handle.net/11067/3829
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-IPCE] Dissertações

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