Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969--
dc.contributor.authorFerreira, Francisco Nascimento Bulhosa de Antunes, 1992--
dc.date.accessioned2018-03-28T19:35:56Z-
dc.date.available2018-03-28T19:35:56Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3801-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 22 de Março de 2018pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação pretende procurar um entendimento acerca do modo como a fotografia é utilizada e percepcionada nos dias de hoje por fotógrafos, arquitectos, comunicação social e consumidor final. Para tal, é estudada a relação da fotografia com esses intervenientes ao longo de um vasto período. Por fim, recorremos a relações pessoais entre arquitectos e fotógrafos, que configuram os casos de estudo. As relações que se escolheram são fulcrais na sua época específica, começando com a de Lucien Hervé e Le Corbusier, posteriormente a de Hélène Binet e Peter Zumthor, terminando na de Fernando Guerra e Álvaro Siza Vieira. O estudo é apoiado por entrevistas a Hélène Binet e a Iwan Baan, dois dos maiores fotógrafos de arquitectura contemporâneos, que oferecem uma visão única sobre o tema.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims its objective on the search for a better comprehension about the way photography is used an perceptioned today by photographers, architects, the media and the final user. Therefore, the relationship that photography has with those involved is studied ranging a vast period supported by the personal relationships between architect and photographer. These make the case studies presented here. Each case study selected has its own vital importance in their specific time, starting with the collaborations between Lucien Hervé and Le Corbusier, to Hélène Binet and Peter Zumthor and finally the collaboration between Fernando Guerra and Álvaro Siza Vieira. This study is supported by interviews to Hélène Binet and Iwan Baan, two of the most proeminente contemporary architecture photographers. Their view offers ainique vision of the theme researched.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArquitectura e fotografiapt_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.titleImagens e a criação do imaginário : vivência versus virtualidadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201893347-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_francisco_ferreira_dissertacao.pdfDissertação7,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons