Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Pedro José Gentil-Homem Correia da, 1966--
dc.contributor.authorMarvão, Marta Andreia Ribeiro Rodrigues, 1992--
dc.date.accessioned2018-01-31T13:53:47Z-
dc.date.available2018-01-31T13:53:47Z-
dc.date.issued2018-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3733-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 19 de Janeiro de 2018pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação em projeto cruza as áreas científicas do design e do estudo do sono focando-se num contexto específico: “dormir noutros territórios”. Pareceu-nos importante explorar a oportunidade de poder cruzar campos de atuação distintos (com escasso aparato crítico em comum), criando um contributo original que promova novas reflexões entre áreas e simultaneamente obtenha novos produtos que melhorem a saúde e qualidade de vida do utilizador. O foco centra-se no crescente número de pessoas que, praticando um sono de fraca qualidade, procuram recuperá-lo em contextos alternativos ao espaço doméstico. Pausas de trabalho (onde a legislação incentive trabalhadores a realizar pausas e dormir como modo para aumentar a produtividade), ligações aéreas, ferroviárias e rodoviárias, são tempos que permitem diariamente a milhares de pessoas adotar pequenas sestas para reequilibrar os seus ritmos corretos. Não fechando o enfoque a outros contextos, o território centra-se todavia na condição de viajante. Uma viagem pode ser bastante cansativa quando longa e/ou realizada em equipamentos menos confortáveis. Por razões de ordem económica grande parte dos passageiros utiliza as classes menos onerosas, e é comum observar-se o recurso a objetos pessoais como almofadas de viagem como tentativa para melhorar o conforto oferecido pelos veículos. Esses objetos todavia possuem lacunas, as quais se pretende colmatar com a presente investigação. Para tal, foi realizada uma análise de mercado, na qual se diagnosticaram falhas de oferta, escassez de incidência nas vertentes antropométricas, ergonómicas e no desenvolvimento de um leque abrangente de funcionalidades integradas. As conclusões e resultados suportam a proposta para um novo produto: Köa. Ao longo do processo de design foram realizados testes com protótipo junto de uma amostra de utilizadores em diferentes contextos. Em complemento foi desenvolvida uma aplicação para smartphone que permite melhorar a experiência de utilização. A recolha e avaliação dos resultados foi aferida mediante a realização de inquéritos em linha.pt_PT
dc.description.abstractThe present Master thesis in Design, intersects the scientific areas of design and the study of sleep in a specific context - to take a nap in alternative territories. The opportunity to intercept two separate areas with scarce common critical apparatus seemed both important and interesting. Exploring new boundaries, reducing gaps and (to some extent) promoting further investigations between those areas, led simultaneously to obtaining a new product that can improve user's health and quality of life. The focus is centred on the fact that a growing number of people practices poor quality sleep, and try to cope with it in an alternative context to the domestic landscape. Working breaks (whenever legislation encourages workers to take breaks as a way to increase productivity), connections by air, rail and road, allow every day thousands of people to benefit themselves with small naps and therefore rebalancing their rhythms. Not discarding the approach to other contexts, the territory focuses mainly on the traveller’s condition and territory. A long trip could be quite tiring when performed in less comfortable environment. For economic reasons passengers prefer more and more lower classes with low cost services, and it is commonly observed the use of personal objects such as backrests (aka as travel pillows) in an attempt to improve the poor comfort offered by the vehicles. These objects nevertheless show several gaps which are one of the purpose of this research. To achieve it, a market analysis was performed to similar products, in which were diagnosed several features regarding anthropometrics, ergonomics, and a lack of a wider range of integrated features. The conclusions and results support the proposal for a new product: Köa. During the design process several prototype were built and tested with a user’s sample that try them in different contexts. Complementing the product we developed an application for smartphone that improves user experience. The data collection and evaluation was obtained via online surveys.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSono - Usos e costumespt_PT
dc.subjectConcepção do produtopt_PT
dc.titleProjeto Köa : um contributo do design para a reintrodução quotidiana da sestapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201840758-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
md_marta_marvao_dissertacao.pdfDissertação12,12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons