Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3722
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chaves, Mário João Alves, 1965- | - |
dc.contributor.author | Antunes, João Miguel Quaresma, 1992- | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T17:15:11Z | - |
dc.date.available | 2018-01-19T17:15:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3722 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017 | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 17 de Janeiro de 2018 | pt_PT |
dc.description.abstract | Partindo da ideia de que as várias artes representam diferentes partes do espírito e processo criativo, que se influenciam umas às outras, a presente dissertação procura estudar a relação entre a arquitetura e o teatro, pelo estudo, da arquitetura e do contexto, de três teatros diferentes, construídos em tempos diferentes, segundo ideias diferentes, para a mesma função. Começamos por olhar para um teatro romano – o Teatro Antigo de Orange – que, como teatro romano, é inspirado nas ideias gregas seguindo um percurso que começa com o ritual primitivo. É depois estudado um teatro construído no século XIX – o Teatro Nacional D. Maria II – construído com uma importância assumida desde inicio e que ainda hoje funciona como peça importante de um contexto cultural da qual faz parte. Por último uma obra contemporânea – o Teatro Dee and Charles Wyly – que expressa ideias contemporâneas e que pretende ser original pela desconstrução da tipologia mais assumida pelo teatro, para explorar imagens da arquitetura contemporânea e expor abertamente a arte teatral. | pt_PT |
dc.description.abstract | Starting with the idea that the various arts represent different parts of the creative process and spirit that influence each other, the present dissertation seeks to study the relationship between architecture and theatre, by studying the architecture and context of three different theatres, constructed at different times, according to different ideas, for the same function. We start by looking at an ancient theatre – the Roman Theatre of Orange – which, as a roman theatre, is inspired by Greek ideas, following a path that begins with the primitive rituals. Then we look at a theatre built in the 19th century – the D. Maria II National Theatre – built with an assumed importance from the beginning and which still functions today as an important piece of a cultural context of which it takes part. Finally, a contemporary work – the Dee and Charles Wyly Theater – which expresses contemporary ideas and which claims originality by deconstructing the typology most assumed by the theatre, to explore images of contemporary architecture and openly show theatrical art. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Arquitectura de teatros | pt_PT |
dc.subject | Teatros - História | pt_PT |
dc.subject | Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa, Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Dee and Charles Wyly Theatre (Dallas, Estados Unidos) | pt_PT |
dc.title | A identidade e a forma dos edifícios teatrais nas tipologias de arquitetura | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201831031 | - |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_joao_antunes_dissertacao.pdf | Dissertação | 10,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License