Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3661
Title: A intervenção da musicoterapia na comunicação de jovens com deficiência mental
Author: Freitas, Célia Fernanda Batista, 1975-
Advisor: Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-
Celho, Mónica Andreia Ferro, 1976-
Keywords: Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado do Montijo e Alcochete. Centro Sócio-Educativo - Ensino e estudo (Estágio)
Doenças mentais - Tratamento
Musicoterapia - Prática profissional
Issue Date: 2013
Abstract: O presente trabalho consiste numa descrição e reflexão do estágio realizado de novembro de 2012 a Julho de 2013, no âmbito do curso do Mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa. Esta intervenção musicoterapêutica desenvolveu-se no centro socioeducativo (CSE) da CERCIMA no Montijo, cooperativa para a educação e reabilitação do cidadão inadaptado, com caracter não residencial, frequentada por jovens e adultos com deficiência mental ligeira, moderada e grave, utentes com necessidades educativas especiais e portadores de deficiências de etiologias diversas do CSE e do centro de atividades ocupacionais (CAO). Realizaram-se sessões individuais com 9 utentes de idades compreendidas entre os 13 e os 36 anos. As sessões em contexto grupal, foram realizadas com dois grupos (A e B), cada grupo era constituído por 6 utentes com idades compreendidas entre os 21 e os 36 anos. Relativamente à avaliação terapêutica, para a verificação da concretização dos objetivos traçados inicialmente, foram aplicadas duas grelhas, uma de observação clínica e outra de observação de comportamento, numa análise qualitativa e continuada dos resultados apresentados. Estes foram, de certa forma, positivos embora se tenham registado algumas alterações dentro do próprio contexto terapêutico.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014.
Exame público realizado em 7 de Fevereiro de 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3661
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FCHS] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mmt_celia_freitas_dissertacao.pdfDissertação659,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons