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Título: O impacto da idade nas aptidões escolares e nas competências pessoais e sociais, em alunos do 2.º ano de escolaridade
Autor: Carvalho, Tânia Daniela Morais, 1987-
Orientador: Santos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos, 1977-
Palavras-chave: Idade escolar (Idade de ingresso)
Competências sociais em crianças
Capacidade de aprendizagem
Psicologia da criança
Data: 2017
Resumo: Dada a escassez de estudos referentes ao impacto da idade nas aptidões escolares e nas competências pessoais e sociais de crianças em Portugal, torna-se pertinente estudar este fenómeno. O objetivo do estudo visa descrever e comparar as aptidões escolares e as competências pessoais e sociais, em dois grupos de alunos com diferentes idades de ingresso escolar (5 e 6 anos de idade). Procura explorar eventuais associações entre as aptidões escolares e as competências pessoais e sociais de acordo com o género, a idade de ingresso escolar das crianças e o estatuto sociodemográfico dos pais. Participaram 153 crianças, as quais se encontravam no 2º ano de escolaridade em escolas públicas e privadas portuguesas. Os inquiridos pertenciam na sua maioria à zona de Lisboa e Vale do Tejo. Foram utilizados os instrumentos “Para mim é fácil”, desenvolvido por Gaspar e Matos (2015), BAPAE – Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar, desenvolvido por Cruz (1996) e um Questionário Sociodemográfico de forma a recolher informação relevante. Os resultados demonstraram que não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de crianças que ingressaram respetivamente, aos 5 ou 6 anos de idade, relativamente às competências pessoais e sociais. No que diz respeito à variável aptidões escolares, os resultados evidenciaram que não existem diferenças estatisticamente significativas (nas dimensões BAPAE_RE, BAPAE_CF, BAPAE_OE e BAPAE_TOTAL). Contudo, as crianças que ingressaram com 5 anos no ensino escolar apresentaram resultados estatisticamente significativos mais baixos do que as crianças que ingressaram aos 6 anos de idade, para as dimensões BAPAE - compreensão verbal e BAPAE - conceitos quantitativos. Os resultados indicaram que não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género dos participantes e habilitações literárias dos pais para as CPS escala total, bem como para as aptidões escolares, em todas as dimensões.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017.
Exame público realizado em 23 de Novembro de 2017.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3621
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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