Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3621
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Teresa Cristina da Cruz Fatela dos, 1977- | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Tânia Daniela Morais, 1987- | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-04T11:37:18Z | - |
dc.date.available | 2017-12-04T11:37:18Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3621 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 23 de Novembro de 2017. | pt_PT |
dc.description.abstract | Dada a escassez de estudos referentes ao impacto da idade nas aptidões escolares e nas competências pessoais e sociais de crianças em Portugal, torna-se pertinente estudar este fenómeno. O objetivo do estudo visa descrever e comparar as aptidões escolares e as competências pessoais e sociais, em dois grupos de alunos com diferentes idades de ingresso escolar (5 e 6 anos de idade). Procura explorar eventuais associações entre as aptidões escolares e as competências pessoais e sociais de acordo com o género, a idade de ingresso escolar das crianças e o estatuto sociodemográfico dos pais. Participaram 153 crianças, as quais se encontravam no 2º ano de escolaridade em escolas públicas e privadas portuguesas. Os inquiridos pertenciam na sua maioria à zona de Lisboa e Vale do Tejo. Foram utilizados os instrumentos “Para mim é fácil”, desenvolvido por Gaspar e Matos (2015), BAPAE – Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar, desenvolvido por Cruz (1996) e um Questionário Sociodemográfico de forma a recolher informação relevante. Os resultados demonstraram que não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de crianças que ingressaram respetivamente, aos 5 ou 6 anos de idade, relativamente às competências pessoais e sociais. No que diz respeito à variável aptidões escolares, os resultados evidenciaram que não existem diferenças estatisticamente significativas (nas dimensões BAPAE_RE, BAPAE_CF, BAPAE_OE e BAPAE_TOTAL). Contudo, as crianças que ingressaram com 5 anos no ensino escolar apresentaram resultados estatisticamente significativos mais baixos do que as crianças que ingressaram aos 6 anos de idade, para as dimensões BAPAE - compreensão verbal e BAPAE - conceitos quantitativos. Os resultados indicaram que não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género dos participantes e habilitações literárias dos pais para as CPS escala total, bem como para as aptidões escolares, em todas as dimensões. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Idade escolar (Idade de ingresso) | pt_PT |
dc.subject | Competências sociais em crianças | pt_PT |
dc.subject | Capacidade de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da criança | pt_PT |
dc.title | O impacto da idade nas aptidões escolares e nas competências pessoais e sociais, em alunos do 2.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201769581 | - |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mpc_tania_carvalho_dissertacao.pdf | Dissertação | 1,38 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License