Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3532
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Suely de Melo | - |
dc.contributor.author | Matos, Margarida Gaspar de, 1956- | - |
dc.contributor.author | Negreiros, Jorge | - |
dc.contributor.author | Simões, Maria Celeste Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T11:25:51Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T11:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Santana, Suely de Melo [et al.] (2016) - A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 449-463. | - |
dc.identifier.issn | 1647-4120 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3532 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/vswg-7h44 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463. | por |
dc.description.abstract | O abuso de substâncias é muito comum na adolescência. As intervenções desenvolvidas em meio escolar são consideradas uma abordagem adequada para prevenir o abuso de substâncias nos jovens. Apesar dos avanços conseguidos nas últimas três décadas, a evidência empírica acerca da eficácia dos programas de prevenção em meio escolar é ainda limitada. Este artigo examina os resultados de uma revisão da literatura sobre a avaliação dos programas de prevenção em meio escolar para prevenir o consumo de tabaco, álcool, maconha e outras drogas ilícitas. Com base em revisões sistemáticas, meta-análises e estudos individuais foi identificado um conjunto de características que estão associadas a eficácia de programas de prevenção para adolescentes e jovens. Especificamente, os programas de prevenção eficazes: 1) utilizam estratégias baseadas em conceitos de influência social e competências de vida; 2) envolvem níveis elevados de interatividade; 3) estão organizados em múltiplas sessões; 4) incluem sessões de reforço. As diferenças na eficácia em função do tipo de agente de implementação do programa parecem ser influenciadas por outros fatores como a interatividade. Enunciam-se, por último, algumas limitações da presente revisão da literatura. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Drogas e juventude - Prevenção | por |
dc.subject | Abuso de drogas - Ensino e estudo | por |
dc.title | A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.citationtitle | A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura | - |
dc.identifier.citationauthor | Santana, Suely de Melo | - |
dc.identifier.citationauthor | Matos, Margarida Gaspar de | - |
dc.identifier.citationauthor | Negreiros, Jorge | - |
dc.identifier.citationauthor | Simões, Maria Celeste Rocha | - |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v7_n1-2_31.pdf | 321,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.