Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3512
Title: | Bullying e cyberbullying em idade escolar |
Author: | Seixas, Sónia Raquel Fernandes, Luís Morais, Tito de |
Keywords: | Bullying nas escolas Bullying virtual |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Seixas, Sónia Raquel ; Fernandes, Luís ; Morais, Tito de (2016) - Bullying e cyberbullying em idade escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 205-210. |
Abstract: | Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying. |
Description: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 205-210. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/3512 https://doi.org/10.34628/8zx4-ya21 |
ISSN: | 1647-4120 |
Document Type: | Article |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v7_n1-2_15.pdf | 324,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.