Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3447
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Íris M. | - |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | por |
dc.contributor.author | Porfeli, Erik J. | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T13:41:05Z | - |
dc.date.available | 2017-07-24T13:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Íris M. ; Taveira, Maria do Céu ; Porfeli, Erik J. (2016) - Dimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância : uma revisão de estudos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 13-29. | - |
dc.identifier.issn | 1647-4120 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3447 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/x1aq-h771 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 13-29. | por |
dc.description.abstract | As crianças envolvem-se em experiências contextuais que sustentam o seu desenvolvimento de carreira. Revisões da literatura em 2005 e 2008 identificaram dimensões-chave de desenvolvimento de carreira na infância e reconheceram a importância dos contextos nesse processo. Este trabalho reviu estudos publicados entre 2008 e 2015, à luz da teoria de sistemas de vida do comportamento e desenvolvimento de carreira. Efetuaram-se pesquisas em seis bases de dados internacionais e reviram-se 55 artigos. A internacionalização deste tema é ilustrada por publicações derivadas de 16 países. Verificou-se que a maioria dos artigos utiliza métodos quantitativos e transversais. Estudos transversais e longitudinais incluem tanto crianças como adolescentes, sugerindo dificuldades de delimitação cronológica destes períodos de vida e necessidade de abordar o desenvolvimento de carreira ao longo do ciclo vital. O conteúdo revisto sugeriu que o sistema intrapessoal é o mais comummente abordado, existindo menos estudos enquadrados nos sistemas social e ambiental-social. Conclui-se que este tema tem despertado interesse internacional, embora necessite ainda de se apoiar num modelo teórico que valorize dimensões e contextos do desenvolvimento de carreira. A teoria de sistemas de vida poderá sustentar estudos futuros longitudinais, contextuais e qualitativos/mistos que informem sobre idiossincrasias no desenvolvimento de carreira na infância e (des)continuidades em processos/resultados de carreira no ciclo vital. Esta perspetiva poderá também apoiar a avaliação ecológica de necessidades de carreira das crianças e práticas de promoção do desenvolvimento de carreira. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Profissões - Desenvolvimento | por |
dc.subject | Interesses profissionais | por |
dc.subject | Crianças - Atitudes | por |
dc.title | Dimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância : uma revisão de estudos | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.citationtitle | Dimensões e ecologia do desenvolvimento de carreira na infância : uma revisão de estudos | - |
dc.identifier.citationauthor | Oliveira, Íris M. | - |
dc.identifier.citationauthor | Taveira, Maria do Céu | - |
dc.identifier.citationauthor | Porfeli, Erik J. | - |
Appears in Collections: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rpca_v7_n1-2_1.pdf | 330,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.