Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3428
Título: Design e ecologia social
Autor: Jaconiano, Sónia Isabel Rodrigues Cabral Moraes
Orientador: Diogo, Maria do Nascimento Xavier
Palavras-chave: Design
Cultura e material
Olaria
Design e arte tradicional
Design - Olaria
Artes e ofícios
Data: 2011
Resumo: O Homem depara-se na actualidade com uma realidade que lhe impõe constantes readaptações ao seu meio ambiente, económico, social e cultural, promovidas pela aceleração dos ritmos de vida numa era de Globalização. Num clima de transformação, o designer, que vê no Homem o seu ponto de partida para o exercício da sua profissão, necessita observar e prever as novas necessidades que vão surgir, que deixam o plano de produção e consumo de bens, como principal preocupação de satisfação, e se alargam a questões que envolvem a auto sustentabilidade do Homem no seu meio. Este trabalho pretende demonstrar que a intervenção do Design na área das artes e ofícios do passado se apresenta, não só como uma forma de transportar a história dos povos, garantia da diversidade cultural, mas também como uma forma de recuperar saberes tradicionais, fomentando-se assim um nicho de sustentabilidade económica para os intervenientes deste processo, sejam estes designers, artesãos ou operários que deixaram de ter espaço laboral numa industria sufocada pela falta de escoamento dos bens produzidos. A relevância deste trabalho incide na explanação do estado actual da área das artes e ofícios, permitindo ao designer perceber qual deve ser a sua abordagem, ao intervir numa área de conhecimento, dominada pelo saber empírico formatado ao longo dos tempos onde se depara com os mestres artesãos da tradição e com a nova geração de Artesãos. Através da teorização do processo produtivo da louça de barro preto de Vila Nova de Poiares, pretende-se demonstrar a complexidade que envolve uma área de saber fazer, mas também a sua riqueza de experiências que alimentam a criatividade e agitam os sentidos, numa era em que observar o passado pode ser um dos possíveis caminhos para construir um futuro sólido e sustentável.
Man is faced at present with a reality that imposes constant readjustments to its environment, economic, social and cultural development, promoted by the acceleration of the rhythms of life in an age of globalization In a climate of transformation, the Designer who sees the man in his starting point for the exercise of their profession need to observe and predict the new needs that will arise, Ieaving the plan of production and consumption of goods, the main concern of satisfaction and extend the self sustainability of Man in their midst This article discusses the design of the intervention in the arts and crafts of the past presents itself not only as a way to convey the story of the people, guarantee of cultural diversity, but also as a way to recover traditional knowledge, thus fostering a niche of economic actors to this process, be they designers, craftsn,en or workers who no longer have a work space industry stifled by Iack of flow of goods The relevance of this work focuses on explanation of the current state of the arts and crafts allowing the designer to realize, what should be their approach, when addressing an area of knowledge dominated by empirical knowledge formatted during the times when faced with the craftsmen tradition and the new generation of creative craftsmen. Through the theory of the production process of the black pottery of Vila Nova de Poiares, intended to demonstrate the complexity that involves an area of know-how, but also its wealth of experiences that nurture creativity and stimulate the senses in an age when observing the past may be one of the possible ways to build a solid and sustainable future.
Descrição: Dissertação de mestrado em Design de Interiores e Equipamento.
Exame público realizado em 07 de Novembro de 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3428
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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