Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2904
Title: Arquitectura multisensorial : percepção, sensação e sentidos
Author: Madeira, Nuno Alexandre Godinho, 1985-
Advisor: Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964-
Keywords: Arquitectura - Aspectos psicológicos
Arquitectura - Factores humanos
Fenomenologia
Issue Date: 2013
Abstract: Partindo da constatação que a arquitectura moderna teve uma abordagem analítica e cientifica, levando a uma perda de carácter do edifício e das qualidades de identificação do Homem com o Lugar, houve uma crescente falha ao não ter sido tomado em conta, os factores essênciais que dão significado ao ambiente construído, desde a percepção, os sentidos, à própria relação do corpo com o espaço. A dissertação pretende criar uma argumentação teórica para a importância de uma experiência multisensorial na arquitectura, acreditando que, ultimamente resultará numa relação e entendimento enriquecido e único entre utilizador – obra, que irá influênciar positivamente os seus utilizadores. Esta hipótese construir-se-á a partir de alguns fundamentos teórico-filosóficos e fenomenológicos, de autores de referência dos últimos séculos, e de algumas descobertas cientificas no campo da neurociência. Teve por base o estudo de projectos, como Convento de La Tourette, Termas de Vals, Piscinas de Leça e o Museu Serralves, cuja estratégia resulta numa experiência positiva, multisensorial e única, entre a obra e o seu utilizador.
Description: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013
Exame público realizado em 30 de Outubro de 2013
URI: http://hdl.handle.net/11067/2904
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_nuno_madeira_dissertacao.pdfDissertação5,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.