Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2709
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964- | por |
dc.contributor.author | Guerra, Joana Maria Arnaud, 1987- | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T12:29:15Z | - |
dc.date.available | 2017-01-27T12:29:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2709 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016 | por |
dc.description | Exame público realizado em 13 de Janeiro de 2017 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal a reflexão sobre a evolução do espaço cénico na vertente da relação do palco com a plateia. Pretende-se fazer um levantamento e uma análise das diversas tipologias que se desenvolveram ao longo do tempo, com especial enfoque na transição do espaço cénico ocorrida ao longo do século XX. Estabelece-se uma abordagem à evolução tipológica do teatro do mundo ocidental, dando especial atenção à configuração espacial como suporte da encenação, a partir de exemplos significativos de cada período. É traçada uma analogia entre a sociedade e o espaço teatral projetado pelo Homem ao longo da sua existência, particularmente no que se refere aos teatros contemporâneos, cuja flexibilidade e dinâmica espacial refletem as características da sociedade de hoje. Propõe-se a reflexão sobre o significado do teatro e de como a arquitetura pode servir o teatro, proporcionando as condições e o ambiente adequados aos diversos formatos de espetáculo. O papel do arquiteto como projetista de espaços teatrais eficazes é enfatizado na medida em que faculta ao encenador os meios necessários à realização de diferentes tipos de encenação. O arquiteto é assim imprescindível enquanto gerador do espaço teatral de forma a realçar o carácter interdisciplinar que o teatro possibilita. No presente trabalho analisa-se a arquitetura do teatro como meio interativo entre o ator e o espetador, entre o que é apresentado sobre o palco e o que é assimilado pelo público. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Teatros - Cenografia e cenários | por |
dc.subject | Teatros - História | por |
dc.subject | Espaço (Arquitectura) | por |
dc.subject | Arquitectura e arte | por |
dc.title | Teatro : a relação entre o palco e a plateia no âmbito da arquitetura | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201606640 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mia_joana_guerra_dissertacao.pdf | Dissertação | 6,47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.