Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Hipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964- | por |
dc.contributor.author | Rodeia, Teresa Maria Ribeiro Belo, 1964- | por |
dc.date.available | 2017-01-25T16:48:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2694 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016 | por |
dc.description | Exame público realizado em 16 de Janeiro de 2017 | por |
dc.description.abstract | Desde há muito que o desenho é assumido como o instrumento preferencial do trabalho do arquitecto. Contudo, e apesar de se reconhecer que a representação não constituirá uma sua transcrição neutra, permanece pouco claro o valor do desenho para o desenvolvimento do pensamento projectual do arquitecto. Pretende-se assim compreender o valor do desenho na concepção arquitectónica. A compreensão desse valor do desenho é sediada na observação da prática projectual de Manuel Tainha. Manual Tainha permanece como uma figura incontornável do panorama arquitectónico português da segunda metade do século XX, aliando à prática projectual, a reflexão crítica e a actividade docente. Foi eleito o conjunto de desenhos elaborado para o projecto da Pousada de Oliveira do Hospital. A par de ser uma obra referencial deste autor, a Pousada de Oliveira do Hospital é significativa pelo modo como aí são equilibrados valores da experiência do movimento moderno com valores de uma cultura vernácula. A completude do conjunto de desenhos existentes desse projecto permite, também, uma avaliação abrangente da relação estabelecida entre o desenho e o pensamento. A avaliação será desenvolvida a partir de uma cronologia do processo projectual, por ser esse o modo de averiguar as circunstâncias externas que também o determinaram – políticas, técnicas, geográficas, por exemplo –, mas é a relação de constituição recíproca entre desenho e pensamento que está em causa. Não se pretende uma reconstituição desse processo, mas a averiguação da possibilidade de o desenho ser mais do que um registo apenas do pensamento. Essa avaliação é antecedida por uma reflexão teórica acerca da compreensão da importância do desenho no desenvolvimento do pensamento projectual. Parte-se do desenho, mas é o processo projectual – a sua constituição e o seu desenvolvimento –, que está sobretudo em causa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Projecto de arquitectura | por |
dc.subject | Pousada de Santa Bárbara (Oliveira do Hospital, Portugal) | por |
dc.subject | Tainha, Manuel Mendes, 1922-2012 - Crítica e interpretação | por |
dc.title | O desenho como invenção do real : a pousada de Oliveira do Hospital : o processo projectual em Manuel Tainha | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.identifier.tid | 101218508 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FAA] Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
da_teresa_rodeia_tese_v1.pdf | Tese | 3,47 MB | Adobe PDF | View/Open |
da_teresa_rodeia_tese_v2.pdf | Tese | 50,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
da_teresa_rodeia_tese_v3.pdf | Tese | 43,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.