Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2519
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978- | por |
dc.contributor.author | Freitas, Válter Bruno Branco, 1987- | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T14:58:13Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T14:58:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2519 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 | por |
dc.description | Exame público realizado em 11 de Julho de 2016 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo discutir a questão de tocar um instrumento considerado clássico, num estilo moderno e como se pode projetar este último no ensino e a aprendizagem com jovens. Neste contexto, desenvolveram-se as considerações histórico-teóricas do violoncelo Rock, procurando perceber o contexto de fusão do instrumento com este estilo e investigar os primeiros violoncelistas que o exploraram, discutindo o impacto que tiveram na construção da história do violoncelo. Ao fazer a ligação da abordagem técnica à metodológica, pretendeu-se, por um lado, explorar as especificidades da técnica corporal para tocar o violoncelo, no estilo Rock: os principais constrangimentos sentidos, os resultados para certas decisões técnicas e que abordagem musical se deve realizar. Por outro lado, considerando que no estilo Rock, é utilizado com frequência o trabalho em estúdio e tocar em palco, explorou-se a técnica de amplificação do instrumento e como as evoluções tecnológicas de efeitos sonoros podem ser benéficas para o violoncelista. O trabalho de Lucy Green sobre a música e o ensino formal/informal serviu como uma grande fonte metodológica desta dissertação, na medida em que a aprendizagem do Rock se realiza de forma informal. Neste contexto, as abordagens de Green para o ensino-aprendizagem deste estilo foram excelentes referências para a abordagem no violoncelo com jovens. Por fim, é realizada uma proposta pedagógica de três peças de arranjos originais, cujo objetivo é serem tocados em contexto de sala de aula, por estudantes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Violoncelo - Instrução e estudo | por |
dc.subject | Violoncelo - Métodos | por |
dc.subject | Violino - Estudos e exercícios | por |
dc.title | O violoncelo rock como ferramenta pedagógica para o ensino da música entre os 15 e os 17 anos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201210274 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_valter_freitas_dissertacao.pdf Restricted Access | Dissertação | 8,58 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.