Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2518
Título: Abordagem comparativa à pedagogia e metodologia da iniciação ao violino em duas escolas oficiais do ensino da música
Autor: Andrade, João Miguel Pascoal Vieira de, 1988-
Orientador: Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977-
Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981-
Palavras-chave: Violino - Instrução e estudo - Portugal
Violino - Métodos
Violino - Estudos e exercícios
Data: 12-Jul-2016
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Ensino da Música da Universidade Lusíada de Lisboa. Tem como objectivo abordar considerações teóricas e metodológicas musicais relativas ao ensino do violino ao nível da iniciação no contexto do ensino oficial. Para o efeito, são apontadas diferentes metodologias e competências que definem e condicionam a iniciação ao violino, através da perspectiva docente, contextualizando-as na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Enquadrada no formato de Estudo de Caso analisam-se, nesta investigação efectuada mediante a pesquisa e a entrevista, a orgânica do curso de iniciação ao violino oficial e as práticas pedagógicas e metodológicas em voga por parte do corpo docente envolvido nestas instituições a um nível comparativo. Esta dissertação tem como finalidade documentar e apresentar resultados, no sentido de ampliar o conhecimento e contributo sobre esta realidade.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
Exame público realizado em 11 de Julho de 2016
URI: http://hdl.handle.net/11067/2518
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FCHS] Dissertações

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