Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2494
Title: | O ensino especializado da música nas escolas profissionais e nas escolas de ensino vocacional : estudo comparativo dos modelos pedagógicos |
Author: | Rosa, Tiago Fernando Gomes da, 1988- |
Advisor: | Rocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978- |
Keywords: | Música - Instrução e estudo - Portugal Música - Instrução e estudo - Portugal - História Escolas de música - Portugal |
Issue Date: | 27-Jun-2016 |
Abstract: | Das expressões artísticas praticadas em Portugal a música tem sido das que mais tem evoluído do ponto de vista da investigação. A evolução do ensino da música em Portugal tem vindo a estrutura-se em função do contexto histórico, político, sociocultural e socioeconómico do país. O presente estudo delineia as principais características curriculares do ensino da música lecionado nas escolas de ensino vocacional e nas escolas de ensino profissional de música e procura, através de uma análise comparativa, estabelecer os portos de convergência ou divergência entre eles ou as vantagens e debilidades de cada um deles. Em foco estarão aspetos relacionados com o tipo de currículos implementados nas diferentes escolas que ministram o ensino artístico especializado em Portugal, os diferentes cursos e regimes de frequência. Numa primeira análise podemos afirmar que existem semelhanças e diferenças, vantagens e inconvenientes nos dois campos em estudo. Desta forma pretendemos, através dos dados analisados, refletir acerca das práticas atuais no âmbito destes diferenciados sistemas de ensino da música. |
Description: | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 Exame público realizado em 21 de Junho de 2016 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/2494 |
Document Type: | Master Thesis |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_tiago_rosa_dissertacao.pdf | Dissertação | 6,67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.