Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2474
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978- | por |
dc.contributor.author | Lourenço, Irina Joana Camões, 1989- | por |
dc.date.accessioned | 2016-06-16T18:20:50Z | - |
dc.date.available | 2016-06-16T18:20:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2474 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 | por |
dc.description | Exame público realizado em 14 de Junho de 2016 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como principal objectivo compreender a relevância do método Leituras Musicais (constituído por quatro volumes) da autoria do compositor e pedagogo José Firmino, para uma aprendizagem eficiente e aliciante da teoria musical. Apresentar-se-á uma breve exposição do panorama musical e cultural português ao longo século XX, com o intuito de contextualizar José Firmino na época. Posteriormente será traçado o perfil biográfico do compositor e pedagogo português, seguido da análise dos quatro volumes da obra catalisadora deste trabalho. A questão central desta dissertação conduz-nos à apresentação de outras metodologias pedagógicas que têm tido maior divulgação e expressão em Portugal. Por isso, serão abordados princípios desenvolvidos pelos pedagogos Zoltán Kodály, Edgar Willems, Carl Orff, Paul Hindemith e Jos Wuytack. Uma parte importante desta dissertação é a comparação das características pedagógicas do manual Leituras Musicais, com os ideais pedagógicos dos metodólogos acima citados. Foram realizados inquéritos aos alunos e entrevistas aos professores do Conservatório de Música de Coimbra, onde é utilizado o método em questão. Os últimos capítulos são dedicados à apresentação e análise das respostas obtidas nos questionários. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | por |
dc.subject | Música - Métodos | por |
dc.subject | Música - Estudos e exercícios | por |
dc.subject | Firmino, José, 1931- Crítica e interpretação | por |
dc.title | Cognição e desenvolvimento musical através das "Leituras musicais" de José Firmino | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201191962 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_irina_lourenco_dissertacao.pdf | Dissertação | 12,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.